Como planejar tua viagem de mochilão

Tá sentado aí pensando em por onde começar? Tá no lugar certo então!

Tá sentado aí pensando em por onde começar? Tá no lugar certo Táentão!

Tá querendo viajar e não sabe nem por onde começar? Você tá no lugar certo então!

Muita gente tem dúvidas sobre como planejar o mochilão, como fazer o roteiro, como decidir pra onde ir, como comprar as passagens, onde se hospedar, como levar a grana… E por aí vai! Se você tem alguma dessas dúvidas, aproveita que esse post é pra você!

 

TAMBÉM QUERO MOCHILAR! E AGORA?

O primeiro passo é pensar pra onde você quer ir. Que tipo de lugares você gostaria de conhecer? Qual é teu perfil? Você curte natureza, trekking, cachoeiras? É aventureiro? Gosta das grandes cidades? Tem estilo mais urbano? Curte fazer compras? Quer aprender mais sobre história e arte? Gosta de pedalar?

Machu Picchu, destino número 1 para os mochileiros

Machu Picchu é o destino número 1 para os mochileiros

Responder a essas perguntas vai te ajudar a definir o destino da tua trip: New York e Londres, por exemplo, são ótimas pra quem tem perfil urbano, enquanto Machu Picchu e Guatemala já são mais indicadas para os aventureiros; Amsterdam é o paraíso dos bikers, Belize dos mergulhadores… Claro que você também pode girar o globo e ir pra onde o dedo apontar, né! ;)

 

 

Guia de Mochilão pela Tailândia - Banner 728x90px

 

 

OK, JÁ TENHO ALGUMAS IDEIAS DE LUGARES, MAS AINDA NÃO DECIDI…

Hora de fazer o que você está fazendo agora – ir pra internet fuçar! Blogs de viagem, como esse aqui, são uma ótima fonte de pesquisa, já que os blogueiros estão contando uma experiência própria de viagem, e não falando de forma genérica sobre lugares que não conhecem. Mas não se contente só em ler os posts, comente ou entre em contato com os blogueiros para trocar ideias e fazer perguntas também! Esse post aqui nasceu dessa troca de ideias!

O site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem é um lugar bem legal pra encontrar posts de vários blogueiros.

Outra fonte ótima são os fóruns de discussão. O mais conhecido é o Mochileiros, onde as pessoas perguntam suas dúvidas sobre as viagens. A dica aqui é a seguinte: antes de postar tua pergunta, dê uma boa lida no que já foi perguntado nos fóruns, é bem provável que você encontre várias das tuas dúvidas já respondidas por ali.

site mochileiros

 

Principais dúvidas respondidas, hora de pensar no roteiro!

 

DICA: Sabia que o seguro de viagem é obrigatório numa trip pra Europa? Você pode fazer o teu seguro com desconto de 15% aqui pelo blog, usando esse link aqui.

 

COMO DEFINIR O ROTEIRO

Essa é uma parte que também gera muitas dúvidas – tem muita gente que acredita que pra viajar é preciso estar com o roteiro todo definido, com as datas e o número de dias em cada cidade certinhos, com as passagens entre as cidades já compradas e com reservas de hospedagem já feitas.

Ok, isso não é errado, mas se liga numa coisa: não é preciso estar com tudo tão definido assim antes de viajar! Até porque provavelmente muitas das coisas que você planejou não vão acontecer da forma como você esperava! E isso faz parte do espírito mochileiro, estar aberto a imprevistos. =)

Mais amigos no Salar de Uyuni!

O Salar de Uyuni não pode faltar no teu roteiro quando for pra Bolívia

Mas claro que é legal ter pelo menos uma ideia do roteiro que você vai fazer, pra conseguir aproveitar o máximo possível da tua viagem, tendo ideia do que conhecer em cada lugar. Eu curto bastante essa hora de fazer o roteiro, porque já viajo na trip antes mesmo de ela começar!

Cada um tem um jeito de fazer roteiro – o meu tem essas infos:

Cidades que quero visitar: com uma previsão de dias em cada uma (já pensando nos possíveis passeios e lugares que quero conhecer) – lembrando que é uma previsão, procuro sempre deixar uma mobilidade, caso queira mudar o percurso durante a viagem.

Listinha do que levar: pra me ajudar a não esquecer nada importante na hora de arrumar a mochila. Dá uma olhada nesse outro post aqui pra ver dicas sobre O que levar na Mochila.

kit mochilao

Dicas de hospedagem: com as infos que vou levantando durante as pesquisas na internet (ou quando volto de viagem, com os lugares onde fiquei).

Um jeito bem prático de pesquisar a hospedagem é acessar o site da Booking – e se você reservar teu hostel/hotel através do blog, você ajuda a manter ele no ar, sem pagar por isso!

Trajeto entre as cidades: se você já tiver comprado os trechos internos de avião, é legal já incluir as datas e horários dos voos no roteiro, pra não esquecer. Já as infos de busão ou van entre as cidades dificilmente você vai ter com antecedência, só dá pra saber na hora mesmo (costumo incluir depois no roteiro, pra deixar ele completinho e poder enviar pra quem pedir).

Os roteiros das trips que fiz estão publicados aqui no blog, fuça aí! =)

 

roteiro

 

Já pensou em ir pra Tailândia? O país é incrível, e super barato! Aproveite o Guia de Mochilão pela Tailândia, com tudo que você precisa saber pra ir pra lá!

Guia de Mochilão pela Tailândia - Banner 728x90px

 

E A PASSAGEM?

Essa é a parte mais dolorida… ai meu bolso… A passagem é sempre a parte mais cara da viagem. Não tem muito segredo – fique atento às promoções, use apps de comparação de preço e procure comprar com antecedência (nem sempre isso resolve, mas pode ajudar). E quando der, use tuas milhas, antes que expirem!

aviãoVocê também pode comprar passagem via agência de viagens – não precisa fechar pacote, dá pra só comprar passagens mesmo, pra ficar mais barato. Aí vai do gosto de cada um, eu compro direto do site mesmo.

Como comentei aí em cima, você pode definir previamente o tempo que vai ficar em cada cidade no teu roteiro, e com isso comprar as passagens aéreas dos trechos internos com antecedência. É uma possibilidade, já fiz isso algumas vezes pra economizar no preço das passagens, mas tem a desvantagem de te deixar preso, sem mobilidade pra ficar mais tempo em uma cidade que você curtir.

 

TENHO QUE RESERVAR A HOSPEDAGEM ANTES DE VIAJAR?

Cats Hostel, em Madri

Cats Hostel, em Madri

Não precisa, mas pode – e pode ser bem útil. Muita gente se sente mais seguro reservando a hospedagem antes. Em alguns casos é até recomendável fazer a reserva – se você estiver indo pra um lugar na alta temporada ou em um feriado, se estiver indo pra uma cidade grande (onde tem que bater muita perna entre um e outro), ou se quiser ficar em um hostel específico, indicado por alguém… Não é incomum acontecer de você chegar em um hostel e ele estar lotado!

Se for fazer a reserva, reserve por aqui – você não paga nenhum centavo a mais por isso, e ajuda a manter o blog no ar!

DICA: Olha aí uma caixinha de pesquisa pra agilizar o teu lado na reserva. ;)

 

SEGURO DE VIAGEM

Quando trinquei a costela na Tailândia...

Quando trinquei a costela na Tailândia…

Ta aí outro item importante, e que muitas vezes a gente esquece de planejar. Fazer um seguro de viagem não é obrigatório para todos os países (para a maioria dos países da Europa, é obrigatório sim), mas pode te ajudar (e muito!) ter um seguro se alguma coisa acontecer durante a viagem – um problema de saúde, um acidente… Nunca se sabe, né! Em vários países é super caro se consultar com um médico, fazer exames e comprar medicamentos, e tudo isso costuma ser coberto pelo seguro.

Pra ver mais infos sobre como funciona o seguro de viagem, dá uma lida nesse outro post aqui, tá bem completinho. E aproveite pra ganhar 15% de desconto no teu seguro, se fechar aqui pelo blog (é só clicar nesse link aqui e digitar o cupom de desconto VIAGEMAGOSTO).

 

VACINA

Certificado Internacional de Vacinação

Não se esqueça de pesquisar se os países pra onde você está indo exigem que você tome algum tipo de vacina. A mais comum é a contra Febre Amarela, que dura 10 anos e tem que ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem.

Para que a vacina seja válida no exterior é preciso tirar o Certificado Internacional de Vacinação. É só ir até um dos postos da Anvisa (normalmente ficam nos aeroportos) para tirar o certificado.

 

QUAIS DOCUMENTOS TENHO QUE LEVAR?

A maior parte dos países só aceita passaporte com no mínimo 6 meses de validade. Se o seu estiver pra vencer, é melhor renovar antes de viajar. Se ainda não tem passaporte, lembre-se de dar entrada no site da Receita com boa antecedência, muitas vezes leva até dois meses pra tirar, de tanta fila…

Pra viajar para Argentina, Paraguai e vários países da América Latina não é preciso passaporte, você pode usar sua identidade mesmo – desde que tenha no máximo 10 anos desde a data de emissão, e esteja em bom estado. Por via das dúvidas, prefiro sempre levar o passaporte também, pra garantir!

passaporteInforme-se também sobre o visto – tem vários países pra onde brasileiros podem viajar a turismo sem precisar tirar o visto, como aqui na América Latina, Tailândia, vários países da Europa… Em alguns países você pode tirar o visto na chegada (Visa on Arrival), como no Laos, Indonésia, Vietnam… Você também pode tirar vistos durante a viagem, mas pesquise bastante sobre isso antes de sair viajando. O da Índia, por exemplo, eu tirei em Bali; o do Irã, em Istambul; os do Vietnam e do Myanmar, em Bangkok.

E uma dica em relação à segurança: você pode fazer cópias autenticadas do passaporte e documentos que levar contigo. Caso aconteça alguma coisa, como perder os documentos ou te roubarem, é bom ter essas cópias contigo pra levar na embaixada do Brasil. Também é legal deixar uma cópia com alguém que você conhece, na cidade onde mora, tipo backup (se perder a cópia também, você continua tendo os dados dos documentos).

Tem várias dicas sobre vistos pra brasileiros nesse post do blog Saí por Aí, dá uma conferida!

 

DINDIN

Money, Money, Money! Ponto campeão de dúvidas também! Quanto preciso levar na viagem? Quanto vou gastar? Levo em dinheiro ou em cartão? Troco aqui no Brasil ou no país onde estiver?

Para a maior parte dos países você precisa levar dinheiro em dólares e trocar em casas de câmbio onde for. É bom levar parte in cash e parte no cartão (podendo ser débito, crédito ou pré-pago – tipo VTM).

dolar

Em relação à quantidade, depende do estilo da tua trip. Em uma viagem mochileira na América Latina, por exemplo, gasto em média de 40 a 50 dólares por dia, incluindo hospedagem, alimentação, transporte, passagens terrestres entre as cidades, passeios e alguns extras, como cervejinha (não incluindo passagens aéreas). Já na Ásia gastei de 15 a 20 dólares por dia (sudeste asiático e Índia), infinitamente mais barato!

Pra saber como juntar dinheiro pra uma trip de Volta ao Mundo, veja esse outro post aqui.

 

DÚVIDAS?

Acho que é isso aí! Espero ter conseguido te ajudar com as principais dúvidas! Mas se tiver outras questões além dessas aqui, ou se quiser trocar ideia, comenta aí no post. Lembrando que os roteiros das trips estão publicados aqui no blog!

Quer ver também dicas sobre como viajar gastando pouco, ou o que levar na mochila? Tem posts só sobre esses assuntos, dá uma olhada.

 

MAIS DICAS

Você tem mais dicas sobre planejar uma viagem? Ou também tem um blog e já escreveu sobre isso? Comenta aí então!

Olha mais algumas dicas aqui:

– Diário de Mochileiro – Domingão de Twittadas – Mochilão (Planejamento e Roteiro)

– Ducs Amsterdam – Como planejar a sua viagem pela Europa

– Trekking Brasil – Como planejar sua viagem ou mochilão

– Territórios – Preparativos para um mochilão

– Mala Pronta – Dicas para planejar um mochilão

– Matéria no Bom Dia Minas – Blogueiras dão dicas sobre como planejar viagens de férias

 

Já pensou em ir pra Tailândia? O país é incrível, e super barato! Aproveite o Guia de Mochilão pela Tailândia, com tudo que você precisa saber pra ir pra lá!

—————-

 

Vai viajar? Veja aqui todas as opções de hospedagem. E reservando por aqui, você ajuda a manter o blog no ar, sem pagar por isso!

banner-booking

 

 

 

Leave a Reply

  1. Caso não tenha feito um check up com seu médico semanas antes da viagem, pelo menos se certifique que seu organismo está pronto para uma temporada mais longa longe de casa. Invista em mais vitamina C e reduza o excesso de peso em seu prato. Prepare uma pequena bolsa com medicamentos que costuma usar e não esqueça de levar as receitas na língua local.

  2. Ola Carol, tudo bem?
    achei seu blog muito interessante e informativo, tirando muitas duvidas minhas.
    Pois bem… Estou planejando um mochilão pela america do sul ano que vem com amigos, e gostaria que você me enviasse seus roteiros se possivel, para assim fazer um comparativo e me ajudar na tomada de decisões.
    desde ja obrigado. um grande beijo
    (obs: Machu Picchu esta incluso no roteiro? Pois é um destino que temos como prioridade ir)

    Emai: [email protected]

  3. Oi!
    Nossa, mto show teu blog!
    Tava procurando um rumo pq estou com mta vontade fazer um mochilão pelo México e aqui tem mtaas dicas pra marinheira de primeira viagem.
    Dicas de roteiro, achei mto bom mesmo.
    Achei a planilha de roteiro sensacional. Vc pode me enviar por email pra me dar uma noção do q fazer??
    [email protected]

    Vi q vc tbm sai por Curitiba, vc compra as passagens por conta ou em agências? fechando todos os aéreos??

    Mto obrigada.

    Continue com o Blog, mto show!!

    • Oi Diana, tudo bem?
      Claro, to enviando o roteiro no teu email. Normalmente compro as passagens direto das cias aéreas, mas já comprei por agência também (só passagem, não costumo fechar pacotes, prefiro fazer tudo independente).
      bj,
      Carol

  4. Boa tarde, primeiro mochilão estou indo para São Pedro do Atacama, fazer o salar Uyuni e outros passeio por la. Gostaria de saber dicas, estou indo em 26 de Dez e volto dia 07 de Jan.

  5. Oi Carol,
    estou amando o seu blog , as dicas tudooo.
    Então , tenho 12 anos , e em Janeiro de 2014 faço 13. Queria fazer uma viajem no meu aniver ( de preferencia para fora do Brasil ) com a minha mãe minha mae, 43 anos . Eu curto praia , aventura,… de tudo um pouco hahaha, só que minha mae nao gosta de praia , ou nadar , que por sinal ela nao sabe . Ela toparia uma aventura, SEM CAVERNAS ou lugares fechados, ela morre de medo. Não queriamos gastar muitoo , neem fazer muitaas compras . Queria saber , aonde vc aconselharia , quanto iriamos gastar mais ou menos e tais . Ainda nao tenho passaporte , e a minha mãe perdeu o dela :( . Podee me mandar um email se precisaaar, ou add no face , ( te passo por email se quiser ) , Brigadaa, aguardando sua resposta .
    P.S : esqueci de falar sobre idiomas e tais , minha mae sabe o básico do basico do ingles , eu um nivel acima do basico do basico , hahahaha , poreem sei falar ( mais ou menos , ) espanhol.
    Em questao de idioma acho que esta mais susii é so levar o iphone > tradutor e um dicionairo.

    Brigadinha liinda ,
    <3

    • Oi Ana,
      Legal que você tá curtindo o blog! Olha, tem vários destinos que tem aventura, tanto no Brasil como fora. Um lugar que é lindo e que acho que vocês podem gostar é o Peru – além de Machu Picchu, tem trilhas por vulcões e outros lugares bem legais, como Cusco e Arequipa. Ou o México, que é bem grande e tem passeios e aventuras pra todos os gostos!
      Ah, e vocês vão precisar de passaporte pra fazer essa trip.
      bj,
      Carol

  6. Olá, tudo bem? vc tem roteiro pra machu picchu, estou mtu interessada. eu e alguns amigos viajaremos para o Peru, e tbm estamos vendo sobre o chile e sobre a bolivia.. oq vc acha? beijos

  7. Olá… gostaria de receber o seu roteiro de NYC, vc já foi? Se possível enviar algumas dicas também… Gostaria de conhecer San Diego, San Francisco, NY, Los Angeles, Las Vegas… enfim, essas mais famosas, mas consigo coincidir esse tour numa viagem de uns 15 dias? O que você sugere? Aguardo ansiosa suas dicas… Obrigada

  8. Carol, bom dia, estou planejando meu mochilão agora para o começo de 2014, e a ideia é ir de porto alegre até monte video, depois buenos aires e por ultimo santiago. Alguma dica ou cuidados especiais para este roteiro? Em relação a dinheiro, consigo trocar na hora? ou é bom levar trocado antes? Obrigado :)

    • Oi Daniel, tudo bem?
      Bem bacana tua trip! Ainda não fui pra esses lados, na Argentina só conheço Buenos Aires por enquanto, e no Chile o Atacama. Vou ficar te devendo essa…
      Sobre dinheiro, muitos desses países aceitam reais mesmo nas casas de câmbio, mas sempre é bom levar em dólares, pelo menos uma parte, pra garantir!
      bj

  9. Carol, como todos os comentários acima, eu ameeeei seu blog e também espero anciosamente pelo envio dos seus roteiros, rs. Certamente me ajudarão bastante. Se puder, me mande o da Colômbia e Cuba e o da Bolívia, Peru e Chile. Parabéns pela iniciativa de nos auxiliar, para os mochileiros de primeira viagem todas essas dicas são MUITO importantes. Obrigadíssima, querida! Bjos

    • Oi Daniel,
      que massa essa viagem, quanto tempo vai durar? Acabei de te mandar os roteiros da trip pra Bolívia, Peru e Chile, e também o da Colômbia (e Cuba, fui na mesma trip). Na Argentina por enquanto só conheço Buenos Aires.
      bj,
      Carol

    • Olá, tudo bem ??? Primeiramente quero parabenizá-la pelo Blog e dizer que todas as dicas são de grande valia. Poderia por gentileza enviar o Roteiro que você fez pela Europa ?

      Muito obrigada.

      Beijos.

  10. Oi Carol, adoreeei seu blog!
    Pode me enviar seu roteiro da América do Sul?
    Obrigada!

    Beijos

  11. Caaara, teu blog é ge-ni-al. Super completo, adorei!

    Tô querendo fazer um mochilão também, mas ainda tô meio indecisa quanto aos destinos e roteiros e dinheiros e tudo. Por isso sigo pesquisando.
    Tu poderia me enviar um roteiro da Europa e um da América do Sul?
    E o que tu acha mais vantagem: fazer vários mochilões para diferentes destinos aproveitando bem cada um ou juntar tudo numa volta ao mundo bem longa?

    Obrigada e muitos parabéns pelo blog.

    • Oi Valéria,
      Que bom que você tá curtido! Vou te mandar os roteiros por email.
      São viagens bem diferentes, as curtas e uma volta ao mundo, mas todas são especiais. Pra quem tá começando, o ideal são as curtas mesmo. Mas se puder fazer uma volta ao mundo, vale super a pena!
      bj,
      Carol

  12. Carol!!!
    Me manda também seu roteiro Peru, Chile, Bolívia (o que tenha da América do Sul).
    Começando a planejar em 3, 2, 1…
    Em quanto tempo você fez? gastou mesmo 40/50 dólares por dia + passagens? Acha que hoje se gasta mais?

    Obrigada! :D

    • Oi Larissa!
      Eba, essa trip é demais, vá mesmo! To te mandando o roteiro por email!
      Gastei essa média sem as passagens aéreas (Curitiba- La Paz), o resto fiz tudo por terra (e estão incluídas nesse valor). Acho que deve ser mais ou menos essa mesma média hj em dia!
      bjs!

  13. Ola Carol,

    Estou a planear uma volta á America do Sul, espero começar em Janeiro e aguentar 6 meses! e gostava de te pedir os roteiros que tens para começar a sonhar!

    Tambem gostava se saber se dá para rodar a América do Sul sempre por Autocarro (viajar de noite) ou se é impossivel e só dá de avião?

    Obrigado!!
    Bjs

    ps: aqui está o meu email: [email protected]

  14. Carol, adorei todas as dicas! Tem muito tempo que penso em fazer mochilão mas realmente uma das maiores dificuldades é “por onde começar”, gostaria de fazer o meu primeiro pela América do Sul, você pode me enviar seu roteiro e os meios de transporte que usou? O que você costuma levar nessas viagens, em relação a roupa e calçados. É caro comprar pelo caminho?
    [email protected]
    Muito obrigada, e parabéns pelo blog!

  15. OI Carol! adorei seu blog, que super me inspirou a começar a planejar logo meu primeiro mochilao! Vi pelos comentarios que vc enviou para o pessoal seu planejamento da sua viagem Peru- Chile- Bolivia e gostaria de pedir que voce enviasse para mim também, se possivel todos na América do Sul. obrigadinha! bj bj

  16. Oi Carol, amei seu blog, será meu primeiro mochilão. Quero ir pra Colômbia (porque tenho uma amiga lá), Equador, Peru, Bolívia e Chile.Provavelmente vá em dezembro ou janeiro. Você teria algumas dicas, roteiro, pra essa trip?? Obrigada!! Beijoss

  17. Carol, estou pensando em fazer um mochilão nas férias julho do ano que vem! Pretendo, desde agora, juntar uma graninha para as despesas pois pretendo sair de São Paulo e ir para o Peru, depois Chile, Argentina, Uruguai. A minha dúvida é quanto ao deslocamento de um país para o outro. Será que eu posso comprar as passagens na hora? Existe alguma burocracia para sair de um país estrangeiro e ir para outro? Tem problema eu comprar uma passagem apenas de ida de São Paulo para Peru e outra apenas de volta de Buenos Aires para São Paulo?
    Quanto as cidades, vou pesquisar melhor, pois sou uma pessoa eclética e quero conhecer de tudo um pouco! Desde lugares históricos e urbanos. Terei 30 dias para fazer tudo isso!
    Pode me passar algum roteiro que você acha legal dentro desses países para me ajudar? Meu e-mail é: [email protected]
    Amei o seu blog! Estou super empolgado!
    Att

    Raphael

    • Oi Raphael,
      Massa essa trip! É tranquilo ir de um país pra outro sim, em alguns nem precisa de passaporte, só identidade (mas é melhor levar)! E dá pra comprar as passagens na hora, susse.
      To te mandando o roteiro da trip q fiz, veja aí!
      Bj

  18. Carol, tudo bem?

    Muito legal o seu blog! Estou planejando um mochilão pela América do Sul e gostaria de ver o seu roteiro. Você poderia me enviar?

    Abraços,

    Meghy

    • Oi Thiago, tudo bem?
      To te enviando o roteiro da trip por email, gastei uma média de 40 a 50 dólares por dia, incluindo alimentação, hospedagem, transporte, passagens terrestres entre as cidades e alguns extras.
      bj,
      Carol

  19. Pingback: Coisas básicas que um viajante deve saber – Como organizar uma viagem | O mundo fora do Aquário

  20. Carol boa noite, primeiramente parabéns pelo blog, esta show!

    Agora em agosto, estou com minhas férias pra vencer, mas infelizmente esta encavalando um pouco com as aulas da pós, então não sei ainda se vou conseguir passar por todos os lugares que estava querendo. Mas vi que você já passou por diversos deles, tem como me enviar seu roteiro? =D

    Iria pegar o “Trem da Morte” + ônibus sentido La Paz, depois ir para Salar de Uyuni, Atacama, Santiago e Patagonia. Como disse, talvés preciso cortar alguma coisa desta viagem por questão de tempo, mas se você tiver o roteiro de alguns deles agradeço.

  21. oi Carol , tudo bem . , Tenho um sonho em fazer meu primeiro Mochilão com meu filho no ano que vem e tenho algumas duvidas , gostaria de seu apoio . 1 – Roteiro – Gostaria de conhecer Peru , Argentina e Chile – não tenho ideia do roteiro 2- Com relação aos documentos dele para circulação entre os países ele terá completos 15 anos , , Estamos muito entusiasmados com viagem e vou precisar da ajuda , valeu e até

    • Oi Carlos, tudo bem?
      Sobre o roteiro, to te enviando o que fiz, pra Bolívia, Peru e Chile, pra te dar uma ajuda.
      Sobre a documentação, vou ficar te devendo, não sei como funciona pra viajar com menor de idade. Acredito que precisa ter uma autorização da mãe, provavelmente registrada em cartório, caso você viaje sozinho com ele.
      bj

  22. Carol, tudo bem? Seus posts estão me ajudando muito! Estou planejando um mochilão na Am do Sul em janeiro de 2015, ainda não decidi se vou passar por todos que eu gostaria (Peru, Bolivia, Chile, Argentina e Uruguai), mas pelo menos Peru e Chile eu gostaria muito de ir! Vc tem sugestao de qual desses roteiros vale mais a pena? E poderia me passar o roteiro de viagens que ja fez nesses lugares? Muito obrigado!

    • Oi Richard, tudo bem?
      Essa trip é boa demais! Ainda não conheço o Uruguai, e da Argentina por enquanto só Buenos, mas te digo que Bolívia, Peru e Chile são show! To te mandando o roteiro dessa trip por email, veja lá!
      bj

  23. Oi Carol, tudo bem? Obrigada por indicar o Territórios neste post. Ainda não tinha lido e as dicas estão ótimas! Cheguei aqui porque meu analytics avisa que todo mês pessoas clicam neste link : )

    Como mudei quase tudo no blog (inclusive o sistema), este link está indo para uma página não encontrada. Poderia, por favor, atualizar para http://territorios.com.br/preparativos-para-um-mochilao/

    E estou acompanhando sua volta ao mundo, fotos e histórias maravilhosas, hein! Beijos

    • Oi Roberta,
      Legal que você tá curtindo! E que o povo tá clicando no link, ótimo!
      Obrigada por avisar, acabei de corrigir o link para o novo. =)
      bjão

  24. Oi Carol! Acabei de conher o seu blog e estou adorando as dicas!
    Estou planejando meu primeiro mochilão, incluindo no roteiro Peru, Chile, Argentina e Uruguai. Fiquei com algumas dúvidas: nesses países vc acha que posso fazer esse cálculo médio de 40-50 dólares por dia? – estou totalmente sem noção mesmo, estava pensando em 100 :(
    Com relação a viagens internas, vc acha tranquilo comprar passagens de ônibus no próprio local, na hora da viagem mesmo?
    Obrigada! bj

    • Oi Beatriz,
      Que bom que você tá curtindo! Dá pra fazer esse cálculo médio sim, gastei por aí mesmo. E comprei as passagens todas no local mesmo, algumas um dia antes, outras na hora.
      bj,
      Carol

  25. Olá Carol,
    Gostei muito do seu blog. Eu e meus dois melhores amigos de infância sempre tivemos a intenção de fazer uma Trip pela America do sul como primeiro mochilão. Estamos começando os nossos preparativos e como já era de se imaginar as duvidas são muitas, blogs como o seu ajudam demais pessoas assim que estão “perdidas”. Todavia o roteiro já está sendo planejado e gostaria se fosse possível, que você enviasse algum que tenha da America do sul toda. Uma das nossas maiores duvidas no momento, é se seria melhor irmos de carro ou de ônibus, levando em consideração que completamos a maioridade a pouco tempo e a experiencia como motoristas não são das mais vastas, mas estamos pensando em não gastar muito dinheiro com passeios turísticos, pois não iriamos só para pontos famosos, e sim em lugares não tão visitados. Logo gostaríamos de sua opinião sobre o fato, e quaisquer dica a mais que possa ser útil para nós, como o seu blog já está sendo, exclamando que ele é muito bom.

    Obrigado pela atenção.

    • Oi João, tudo bem?
      Vocês vão curtir essa trip, é demais! Desencana de carro, vão de trem e busão que é melhor, bem mais tranquilo! To te enviando por email o roteiro da trip que fiz pra Bolívia, Peru e Chile, acho que vai ajudar bastante aí! Dá uma olhada, e qualquer dúvida, vai perguntando.
      bj

  26. Curti muito o post.

    Oi Carol, sem querer abusar da sua boa, ótima e maravilhosa vontade,
    Tem como me mandar o roteiro Bolívia, Peru Chile ?

    E pergunta é: eu consigo junto com esses 3 países, fazer Argentina ?

    • rs… Acabei de te enviar, Dario! Consegue fazer sim, tudo depende de quanto tempo você tem! Dá pra começar pela Bolívia, por exemplo, depois ir pro Peru, pro Chile, entrando pelo norte e descendo, e dali ir pra Argentina.
      bj

  27. Oi Carol,
    estou planejando minha primeira trip (huhull) e teu blog me deu dicas q ta me ajudando muito nesse planejamento.Minha trip vai ser pela Bolivia, Chile e Peru, e pelo q eu li vc ja fez esse trajeto, e eu queria saber se vc pode me enviar seu roteiro ?

  28. Oi, Gostaria que me enviasse o roteiro da sua trio para peru-chile
    obrigada!!!
    Seus blog esta me ajudando muito no planejamento =D

  29. Carol, amei teu blog. Ajuda muuuuitooooo!!!! Tô organizando meu primeiro mochilão internacional e preciso de ajuda. Pode mandar o roteiro da Europa pra mim? Desde já, muuuito obrigada! ;)

  30. Oi Carol, tudo bem? Vou fazer um roteiro de 15 dias, começando por Lima e encerrando em Santa Cruz de La Sierra. Gostaria de saber se consigo fazer o passeio pelo Salar Uyuni saindo de La Paz, e seguindo para Santa Cruz. Agradeço se puder ajudar com dicas. Obrigada. Beijos

    • Oi Patricia, tudo bem?
      O passeio do salar começa em Uyuni, na Bolívia, e vai até San Pedro de Atacama, no Chile, e leva 3 dias. Também pode ser feito no sentido inverso, ou então em 4 dias, começando e terminando na mesma cidade (em Uyuni, no teu caso). Você tem que ir de La Paz até lá pra fazer o passeio – pode pegar um busão até Oruro, e de lá um trem pra Uyuni (tem essas infos nos posts sobre o salar).
      bj,
      Carol
      Ah, tô participando de um concurso pra blogueiros de viagem. Se você curte o blog e quiser dar um help, vota em mim aí! É rapidex, é só votar e depois confirmar por email! Valeu! =)
      http://www.bigblogexchange.org/profile/2014/5205989720588288

  31. Parabéns pelo blog Carol, sempre tive vontade de fazer mochilão pela América Latina, ainda to juntando coragem ($$$) pra fazer hahaha se puder me enviar o seu roteiro, já da pra ter uma noção de como me preparar.

  32. Oi Carol!

    Não sou mochileira de primeira viagem, mas esse post foi super útil! Sempre é bom rever algumas dicas, mesmo que a gente ache que tá careca de saber das coisas!

    Por gentileza, você pode me enviar o seu roteiro da Ásia? Nem sei se vc fez um roteiro como os que citou, pq essa trip é mais longa né? Mas como vou pro Sudeste Asiático em outubro, ficar uns 6 meses por lá… e o meu roteiro é megaaaa parecido com o seu….Seria de grande ajuda!

    Beijão!

    • Oi Bruna,
      Montei os roteiros por país, vou te mandar por email! Você vai fazer Tailândia, Laos, Vietnam, Camboja e Myanmar, né? É isso?
      bj!

  33. Oie adorei o post.
    Estou planejando um mochilao pela Europa. Não sei por onde começar…apenas sei o destino final que é na Cracovia, Polonia.
    Tem alguma dica?

  34. Oi Carol, preciso de Roteiros da America do Sul….
    quero visitar Buenos Aires primeiro….
    topissimo seu Blog….
    continue brilhando!!!

    • Oi Eliseu, tudo bem?
      Que bom que você tá curtindo! To te enviando o roteiro de Bolívia, Peru e Chile. Não cheguei a montar um roteiro da Argentina porque só conheci Buenos Aires mesmo.
      bj

  35. Olá Carol,
    gosto muito de viajar e me animei para um mochilão até Machu Pichu com um amigo, mas não tenho ideia de como planejar, então comecei a pesquisar blogs e encontrei o seu. ADOREI !!!
    Gostaria sim que me enviasse o seu roteiro ([email protected]) . Continuarei lendo seu blog para mais dicas!!!
    Parabéns.

  36. Oi, tudo bem?? gostei muito da matéria…pretendo fazer meu primeiro mochilão o ano que vem pela américa do sul…e se voce puder me enviar seus roteiros eu iria amar…rsrs
    Iria me ajudar muito. meu email:[email protected]

  37. Oi Carol, sempre tive vontade de fazer um mochilão e seu blog me deixou com mais vontade ainda,rs. sempre pensei em começar pela América Latina, poderia por favor me enviar o roteiro Peru-Chile-Bolívia?
    E parabéns pelo blog, tá muito bom. :)

  38. Olá Carol,

    Gostaria de parabenizá-la pelo blog, sensacional, você é muito inspiradora e alto astral, me deixa com mais vontade de ir fazer um mochilão. Na verdade já tô programando um, eu vou de qualquer jeito HUAHA. Em janeiro de 2015 planejo ir ao Chile, Argentina e Uruguai, queria muito ir ao Peru também, era meu objetivo principal, mas como o dinheiro é curto e não tenho experiência nem como mochileiro e nem com viagem ao exterior, acho melhor ir aos poucos rs, além de que vou ir sozinho, tô meio assustado, mas acho que vai me engrandecer bastante. A minha maior dúvida é em relação ao dinheiro, você acha que deveria levar uma quantia alta em espécie? Não trabalho com cartão de crédito, mas tava pensando em ir ao banco para solicitar se porventura ocorrer algum imprevisto na viagem. Passa débito também normal? As taxas são bem altas né quando usa cartão né? Há como sacar dinheiro em algum banco 24h ou algo do tipo? Carol, mais uma vez, parabéns pelo seu blog, ajuda muita gente e seus posts são ótimos. Obrigado :3

    • Oi Pablo,
      que legal que você vai fazer essa trip! É, depois que o governo mudou a taxa do IOF, tá compensando levar em cash mesmo. Mas dá pra usar o cartão de débito pra saques ou compras sim (tem que avisar o banco antes, dizendo que você tá indo viajar, senão eles bloqueiam). É bom ter um cartão de crédito, principalmente se precisar comprar uma passagem pela internet, por exemplo.
      bj!

  39. Gata, você pode me mandar o roteiro de quando você foi a Foz do Iguaçu? Caso tenha de Asunción, será ótimo também. Beijos

    • Oi Bruna, tudo bem?
      Não cheguei a montar um roteiro de Foz, mas tá tudo descrito nos posts sobre Foz aqui no blog, não sei se você deu uma olhada! =)
      bj,
      Carol

  40. Olá Carol,

    Seu blog é ótimo e inpirador para meu mochilão sozinha pós faculdade. Se Deus quiser eu vou conseguir juntar o dinheiro e a coragem! Eu estava pensando em 22 países em 6/7 meses, o motivo de ser assim é que já fui para Europa algumas vezes e eu não tenho em mim o espírito de ir e depois eu vejo como as coisas se ajeitam, eu sou um pouco (muito) ligada em organização e talvez um pouco medrosa mesmo. Sem querer incomodar, mas já incomodando você pode me passar seu roteiro? Principalmente da Ásia, porque é lá que eu estou com mais problema em pensar nos caminhos. Obrigada!

    Bj =)

    • Oi Laís, tudo bem?
      Vixi, não conheço muito do Chile ainda, só fui pra San Pedro de Atacama por enquanto… Vou ficar te devendo essa! Mas dá uma olhada no site http://www.rbbv.com.br, lá tem dicas de vários blogueiros que já foram pro Chile!
      bj,
      Carol

  41. Carol, parabéns pelo post!
    Em outro post li que você juntou 30mil para realizar sua viagem. Eu também estou juntando uma grana ^^ Você poderia fazer um post explicando como é seu orçamento de viagem? A quantidade que levou, quais taxas paga para usar o banco internacional (tb estou querendo abrir uma conta no HSBC, mas ainda não sei se compensa, queria saber sua experiencia com ele), você faz uma planilha , enfim… tenho muitas dúvidas de como seguir um orçamento estando viajando.

    • Oi Fernanda, tudo bem?
      A quantidade que trouxe foi essa mesma, e vou sacando com o cartão de débito nos caixas eletrônicos em cada país. Infelizmente desde dezembro o governo aumentou a taxa do IOF pra 6,38%, essa é a taxa que tenho pago sobre todos os gastos. Fora isso, normalmente tem uma taxa pra saque, informada no ATM no momento – valor pequeno, mas que varia de banco pra banco. Também é bom ter um cartão de crédito, pra comprar passagens aéreas pela internet ou pra uma emergência. E vou controlando o orçamento em uma planilha de excel. =)
      bj

  42. Oi!!! Meu nome e Pyetra, e gostaria de fazer uma viagem com a minha amiga para Peru, Chile e bolivia.. talvez argentina. Problema: Sou menos de idade, porem minha amiga ja sera maior. Teria como me enviar o roteiro da sua viagem.. obrigadaaa

    • Oi Pyetra, tudo bem?
      Acabei de te enviar o roteiro. O fato de ser menor de idade pode complicar, vale a pena dar uma pesquisada pra ver que tipo de documento é bom você levar – talvez uma autorização dos teus pais registrada em cartório, ou algo do tipo, pra evitar problemas!
      bjs,
      Carol

  43. Oi Carol!!Vou pra Bolívia e Peru em dezembro.Por favor, manda seu roteiro pra me ajudar a decidir o meu!Meu email lilianaliseli123 @gmail.com. Obrigado.Bjoss

  44. Olá, muito legal o site!!! Parabéns. Carol, você pode fazer a gentileza de enviar roteiros do Chile, Bolivia e Peri, por favor?!! Obrigada e beijão

  45. Boa tarde Carol,

    Pretendo fazer um mochilão de 1 mês, ano que vem, pela América do Sul… Gostaria de lugares mais aventureiros mas ao mesmo tempo queria passar em diferentes países, tem dicas? Pode me enviar o roteiro de Bolívia, Chile e Peru?
    Se as dicas não incluírem estes três países não tem problema.
    Meu e-mail: [email protected]

    Parabéns pela postagem do blog. Sucesso!
    Obrigado
    Fabiano Cachoeira.

  46. Olá Carol!!! hoje li seu post gostei de mais. Nunca viajei só e tenho muita vontade de experimentar, porém sou receosa. O seu texto me animou e desmistificou a idéia! vou me organizar e escolher o lugar, provavelmente irei ao Peru e Bolívia. Quando definir espero poder contar com seu auxílio!!!
    PARABENS!!! pela coragem, pela gentileza de compartilhar suas experiencias e pela redação fácil e gostosa de ler. Sucesso para você!
    Gabriela Carvalho
    [email protected]

    • Que legal, Gabriela! Fico super feliz de saber! Claro, quando decidir pra onde vai, diz aí, que trocamos ideia e te mando o roteiro!
      bj,
      Carol

  47. Ola Carol, tudo bem ? Parabens pelo seu excelente e esclarecedor blog! Estou planejando fazer meu primeiro mochilao, tem que ser aqui na América do Sul.
    Reparei que um dos principais roteiros é Peru-Bolivia-Chile, o que você recomenda ? Meu principal interesse é conhecer Machu Pichu.
    Me envie alguns roteiros se possível.
    Obrigado, beijo!

  48. Carooool!

    Acompanho seu blog a algum tempo. Adoro!
    A vontade é de fazer igual, mas o q me impede é a insegurança de estar sozinha…
    Bom, enquanto isso vou fazendo minhas trips de férias :-)

    No próximo ano a intenção é fazer bolívia, Peru e Chile, incluindo a trilha inca, será que dá?
    Bom, manda teu roteiro pra eu ter uma ideia pls!

    [email protected]

    Tks!

    • Oi Gabriela,
      Que legal que você vai pra lá! No começo dá medo de viajar sozinha mesmo, mas quando puder, meta as caras e vá! =)
      To te enviando o roteiro por email, veja lá.
      Bjs

  49. oi eu quero fazer um muchilao para Machu Picchu mas nao tenho ideia de onde começar! pode me ajudar?

    • Oi Maria,
      Legal que você vai pra lá. Esse post onde você comentou tem várias dicas pra você planejar a tua viagem, e tem vários outros posts sobre Machu Picchu no blog também, dá uma lida!
      bj,
      Carol

  50. Oi, Carol. Comecei a procurar infos p planejar meu primeiro mochilão e encontrei seus post, que é muito bom! Esclareceu bem algumas coisas. Eu tô planejando algo pela América do Sul, mas estou meio perdida com os roteiros. Você poderia me enviar os seus ou me dar umas dicas de alguns lugares que vistou e são legais?

    • Oi Paula, tudo bem?
      Te enviei o roteiro. Argentina fica meio fora de mão pra ir pra MP sim, a rota mais comum é Bolívia, Peru e Chile (norte do Chile).
      bjs

  51. Carol adorei o blog!! Estou procurando justamente alguém que possa me dar uma luz hahaha
    Vou para um congresso no Chile ano que vem e gostaria de aproveitar e fazer um mochilão pela américa latina. O Congresso vai ser em Vinã del mar, então partiria dali. O que me recomenda? Pode me enviar por email algumas sugestões?!
    Valeuuu

    beijos

  52. Vale lembrar que viajar sem roteiro definido é muito bacana, devido a liberdade que te dá, mas é preciso tomar um certo cuidado nos periodos de alta temporada (geralmente as férias de verão e o período de Natal/Ano novo) pois os hostels mais bacanas e mais em conta (e muitas vezes não só esses) acabam ficando todos lotados e você acaba tendo que desenbolsar uma nota pra conseguir uma hospedagem.

  53. Carol, tudo bem contigo?? curti muito teu post aqui, então queria te pedir um help. To indo pra Bogotá em janeiro e ficarei lá fazendo um projeto social até final de Março; me surgiu a ideia, nos últimos dias, de não voltar pro Brasil ano que vem e tocar ficha em um mochilão pela América do Sul, terminando na Argentina, pois lá tenho vários conhecidos e pretendo ficar um tempo. Tu teria roteiros interessantes ou mesmo alguma dica que tu saiba que vá ser muito válida pra essa viagem? terei um ano pra isso tudo, e quero saber quais são os picos indispensáveis pra conhecer, caso tu possa me auxiliar. obs.: primeiro mochilão haha valeu beijos!!

    • Oi João, tudo bem?
      A América do sul é muito massa, tem muita coisa legal pra conhecer. Não conheço o Equador, mas é ali pertinho da Colômbia. Peru, Bolívia e Chile são demais. Acho que dá pra dar um rolezão por muitos países, de repente também América Central. Vou te enviar o roteiro que fiz por email.
      bjs

  54. Oi, tudo bem? Seu blog é incrível e me ajudou a esclarecer muitas daquelas dúvidas chatinhas e difíceis de solucionar na hora de organizar uma viagem. Se possível, gostaria que tu me enviasse roteiros legais de países como Bolívia, Chile, Peru, Índia e Brasil.

  55. Bom dia Carol! Muito boas suas dicas! Vai me ajudar muito a comecar a definir! Gostaria que me mandasse alguns roteiros se possível.. porque na verdade sempre pensei em fzer um mochilao pela Europa pelas opcoes! Só que gosto muito de esporte radical entao pensei .. nova zelandia, australia! Mas vc falou que pra quem é aventureira Bolivia, Peru e Chille é massa tb ne?! poderia me mandar esses roteiros? [email protected]
    Obrigada!

    • Oi Caroline,
      Acabei de te enviar o roteiro, veja lá. Os países que você tá pensando são bem diferentes, aí vai do teu gosto!
      bj
      Carol

  56. Boa tarde Carol,
    Adorei o post, estou planejando meu primeiro mochilão esse ano e estou totalmente perdida para montar o roteiro rsrs…
    Tem como você enviar o seu roteiro da America do Sul?
    Bjos

  57. Olá Carol tudo bem? eu to pensando em fazer um mochilão tb, e qndo comecei a pesquisar sobre o primeiro blog que encontrei foi o seu, e foi o que mais me prendeu haha suas dicas são ótimas, me ajudaram em muitas dúvidas mesmo..
    Enfim, eu gostaria de perguntar, se tem como me mandar o seu roteiro de viagem hehe vai ser ótimo se puder me ajudar com isso tb.. fico no aguardo bjbj

  58. Oii Carol, tudo bem? Estou começando agora a planejar meu primeiro mochilão e gostaria de dar uma olhada no seus roteiros do Chile, Peru e Bolívia, por favor! Obrigadaaa (=

  59. Carol, sou amiga da Amanda Damazio e Rafael Coelho, que fizeram o mochilão por um ano, acho até que vocês se encontraram… estou começando a entrar nessa vibe, pra isso, preciso estudar mais sobre os gastos… na verdade, nem sei por onde começar… me ajuda? poderia me passar o seu roteiro por e-mail? Estou perdidinha… nem sei nada sobre os destinos ainda… mas são coisas para 2016, até lá, espero que o dólar esteja mais baixo… Me ajuda aí? Seu post tem tirado algumas duvidas, mas são muitas!!!

  60. Carol muito show teu post e gostaria de te parabenizar pela iniciativa! Quero muito dar o primeiro passo e já estou me organizando para tb começar e tb será sozinha como tu. Já criei coragem. Gostaria muito de algumas dicas tuas porque vou começar pela América Latina, mais especificamente Peru de inicio, depois pretendo não parar mais. Afinal viajar é maravilhoso!! Se puder me enviar teu roteiro de Bolívia, Peru e Chile gostaria muito. Um forte abraço pra ti e felicidades!

  61. Olá mto boa a suas dicas! Adorei seu blog! Vc poderia me enviar seu roteiro da Americalatina?
    Obrigada

    Bj Cibele

  62. Oie! Poderia me enviar o teu roteiro de viagem? esse da Bolivia, Peru e Chile?

    Adorei as dicas!

  63. oi, adorei os posts!
    normalmente sou mais virada para área urbana mas estou querendo conhecer coisas novas e mais exóticas como a Tailândia. Você tem dicas de lugares exóticos como esse?
    também gostaria de saber o preço em media que se gasta em um mochilão de um mês mais ou menos
    bjs

    • Oi Raffaella, tudo bem?
      Todo o sudeste asiático é bem diferente (Tailãndia, Laos, Vietnam, Camboja, Myanmar, Indonésia etc), assim como Índia, Nepal… Tem muitos lugares diferentes no mundo. A média de gastos depende do lugar – na Tailândia gastei bem pouco, uns 15 dólares por dia, incluindo alimentação, hospedagem, transporte, passagens terrestres e alguns extras, como escrevi no post sobre lá.
      bj,
      Carol

    • Oi João, tudo bem?
      Que bom que você curte o blog. O roteiro tá publicado aqui no blog, dá uma olhada (coloca na ferramenta de busca, é mais fácil).
      bj

  64. Show Carol! Muito top teu blog e tuas dicas, parabens! To planejando um mochilao para o fim do ano, mas ate agora to sem companhia :/ Tens algumas dicas pra quem que fazer mochilao sozinha? Tens alguma experiencia semelhante?
    Beijos e sucesso!

  65. Oi Carol, tô adorando suas dicas, são realmente incríveis e mega necessárias.
    Vou fazer um tour sozinho pela europa, eu ia de malas, mas seu blog me convenceu que um mochilão é mais de acordo com o meu tipo de viagem, aqui no seu blog tem algum post relacionado ao transporte do ”mochilão” ? tenho duvidas em relação a como manter a mochila segura durante o despacho e o transporte no avião, ”rasgos propositais, cortes no tecidos” como proteger ao máximo a mochila enquanto ela está sendo transportada….
    Obrigado, agradeço desde já :-)

    • Oi Carlos, tudo bem?
      Não costumo usar muitas coisas pra proteger a mochila não, simplesmente despacho ela… rs… Mas você pode comprar uma capa/saco e despachar ela dentro disso, pra ajudar a proteger. As vezes as cias aéreas tem um saco plástico, dá pra pedir na hora do check in, mas a maioria não tem, então você pode levar uma com você. =)
      bj!

    • Oi Davi, tudo bem?
      O roteiro tá publicado aqui no blog (roteiros pela América Latina), você encontra pelo Menu em Chile ou Peru, ou pela ferramenta de busca. =)
      bj,
      Carol

  66. Ei Carol! Adorei o seu blog e estou tomando coragem pra mudar minha vida! Sou engenheira civil e quero começar a planejar meu primeiro mochilão, deixando pra trás um dia a dia pesado! Tenho algumas reservas, mas na verdade queria contar o mínimo com elas, pois um dia vou precisar voltar ao mundo real….rs
    A ideia é fazer um mochilão mais longo, conhecendo lugares e trabalhando. Em cada lugar, a ideia é ficar/trabalhar tempo suficiente pra levantar grana para passagem e hospedagem no próximo destino. Tem alguma experiência assim? Por onde começo? Pensei nos tipos de visto….pensei em como conseguir empregos temporários nos lugares….onde isso seria mais viável?
    Obrigada!! :*

    Tônia

    • Oi Tonia, tudo bem?
      Menina, não cheguei a trabalhar nos lugares, mas as pessoas que conheci trabalham em bares, restaurantes ou hostels (se bem que em hostels é em troca da acomodação e alimentação só, não pagam).
      bj,
      Carol

    • Oi Ericles,
      Que bom que você tá curtindo o blog! Olha só, os roteiros tão publicados aqui no blog, dá uma olhada! Se você se refere ao do Peru, Bolívia e Chile, ele se chama Roteiros pela América Latina.
      bj,
      Carol

  67. Pingback: – Tudo sobre o Salar de Uyuni

  68. Oi Carol, amei as dicas ! Sempre quis fazer mochilão mas desanimava ao pensar em ir sozinha, agora estou muito afim de ir e sozinha mesmo rs, mas me deparei com muitas duvidas, essas dicas me deram um norte bem legal rs.
    Dos principais destinos que estou em mente é Chile, Bolivia e Peru! Poderia me enviar seu roteiro por favor? E vc acha que é um bom lugar para a primeira viagem sozinha? Obrigada !

    • Oi Suelem,
      Que bom que você vai pra lá! É um bom lugar pra viajar sozinha sim, foi minha primeira trip também. Olha só, o roteiro tá publicado aqui no blog, no post Roteiros pela América Latina, dá uma olhada.
      bj,
      Carol

  69. Pingback: – Tour do Salar de Uyuni – Primeiro Dia

  70. Oi Carol, gostei muitos das dicas, me ajudou demaaaaais! Porém tenho uma dúvida, você confia nas casas que se propõe em “ajudar” os mochileiros, tipo, eu não sei se elas se alistam em algum lugar ou simplesmente oferece moradia…. Alguns intercâmbios oferecem esse meio de hospedagem, mas é bem mais caro…..
    Outra coisa tbm, qual o lugar que você me indicaria a começar meu tour? Se, por favor, puder me enviar um roteiro…
    Obrigada!

    • Oi Maria,
      Que tipo de casas são essas? Nunca fiz nada através de agências, sempre faço tudo por conta mesmo.
      Você vai pra onde? Os roteiros estão todos publicados aqui no blog. =)
      bj

      • Eu acho que são casas de família que hospedam turistas, mas não confio nisso não, eu também vou começar por conta mesmo, mas sempre tive um pouco de medo… Vou dar uma olhada nos roteiros, eu gostaria de começar por países da América Latina. Bj e obrigada!

  71. Olá Carol..

    Achei por uma caso seu Blog, e bem interessante, queria umas dicas..

    Estou procurando algum mochilão para fazer agora em dez (recesso de trabalho) com meu namorado. Não podemos gastar muito, mas queremos pesquisar quanto ficará alguns destinos. Pensei em ficar uns 9 dias, dois em cada cidade.
    Porém, sou meio fresca com alimentação ( sou vegetariana) não como qqr coisa, e não fico sem banho hahaha, como geralmente os homens conseguem.
    Bom, que lugares vc me indica? Se puder mandar um roteiro, super agradeço!
    [email protected]

    Bjs

    • Oi Talissa,
      Vixi menina, difícil te dizer, dá pra ir pra praticamente qualquer lugar no mundo, é só procurar restaurantes vegetarianos e evitar lugares muito roots… rs…
      bj,
      Carol

  72. Pingback: Coisas básicas que um viajante deve saber - Como organizar uma viagem

  73. Pingback: – Dicas práticas sobre Berlim

  74. Pingback: – Onde se hospedar em Berlim

    • Oi Paola, tudo bem?
      Legal, tem várias dicas sobre a Alemanha e outros destinos da Europa aqui no blog. Gostei muito da Polônia também, é vizinha da Alemanha e baratinha.
      bj

  75. Olha vou ser bem franco com vocês. Essa matéria pelo qual eu li, não se trata de forma alguma de Mochilão. Repense sobre o que você escreveu e faça uma retratação a respeito de ter orientado de forma incorreta as pessoas. Mochilão é uma viagem de custo zero, onde o viajante em nenhum momento precisará desembolsar. Ele precisará apenas de um bom roteiro de viagem, de uma boa mochila e de objetos, roupa, acessórios indispensáveis. Sendo assim, é só pegar a estrada e se preparar para solicitar caronas e ir chegando a cada destino. Isso é mochilão. Não induza as pessoas a recorrerem a agencias de viagem ou aéreas.

    • Lindsay Guilherme,
      Acredito que você deva ler um pouco mais a respeito antes de escrever comentários desse tipo. Mochilão não é uma viagem de custo zero, até porque isso é praticamente impossível. Mochilar é viajar de forma econômica, estar aberto a outras culturas e viajar por conta. É exatamente isso que faço, e essas são as orientações aqui no blog. Em nenhum momento “induzo as pessoas a recorrerem a agências de viagem”, até porque eu mesma não faço isso. Existem milhares de blogs sobre mochilão, é só você acessar outros deles para ver que seu comentário é completamente sem sentido.
      Att,
      Carol

  76. Pingback: Viajando pela África do Sul

  77. Pingback: Passeio pelas vinícolas da região da Cidade do Cabo

  78. Pingback: A incrível Garden Route na África do Sul

  79. Gostaria de receber roteiro para o Equador.Muito bom as dicas vlw..
    email:[email protected]