Dicas do que fazer nos dias frios do inverno curitibano
Que Curitiba é uma cidade fria durante boa parte do ano, acho que você já imagina, né? Mas é justamente durante o inverno, quando a temperatura vai lá pra baixo, que muita gente resolve vir pra cá pra aproveitar o friozinho.
Se você é dessa turma que quer conhecer a capital paranaense durante o inverno, saiba que tem um montão de coisas que você pode fazer por aqui pra curtir o friozinho (ou friozão!) curitibano. Olha aí as dicas então!
E pra ver ainda mais dicas sobre Curitiba, é só acessar o blog do Expedia.
Veja também:
– Tour Comida de Boteco, um passeio por vários bares de Curitiba
COMER, COMER, É O MELHOR PARA PODER CRESCER
Tem coisa melhor pra fazer do que comer quando tá frio? Não é a toa que Curitiba tem tantas opções de restaurantes, de todos os tipos e nacionalidades – tem ucraniano, italiano, japonês, indiano, polonês, alemão, chinês, árabe, tailandês, peruano, mexicano… Pra você ter uma ideia, tem um bairro italiano (Santa Felicidade) cheinho de restaurantes onde você pode comer massas e carnes deliciosas!
Que tal conhecer vários bares e comer petiscos diferentes em cada um? Venha participar do Tour Comida de Boteco, um passeio por vários bares de Curitiba!
Você sabia que o pinhão é o símbolo de Curitiba? O nome da cidade significa Muito Pinhão, porque tinham zilhões de pinheiros por aqui. E como não poderia deixar de ser, o pinhão é uma iguaria típica da cidade durante o inverno. Você não pode ir embora daqui, se vier durante essa época, sem experimentar!
O jeito tradicional de preparar é cozinhar, descascar (com a boca mesmo, apertando na parte de trás) e comer com sal. Mas você pode preparar também de outros jeitos, e fazer altos pratos deliciosos com pinhão.
Se você não é do sul do Brasil provavelmente o quentão que você conhece é de cachaça, né? Pois então, o quentão do sul é diferente – a base dele é vinho, mas também leva cachaça, gengibre, canela, açúcar, e muitas vezes é servido com gemada. É diferente do vinho quente servido em muitas cidades, que leva frutas. Nada melhor pra esquentar o corpitcho na friaca do que um bom quentão!
Sem dúvida uma das melhores coisas do inverno é comer fondue! Seja de carne, queijo ou chocolate (ou os três, né!), você pode comer bons fondues em vários lugares em Curitiba. Não costuma ser muito barato, mas sem dúvida é uma delícia! Algumas sugestões são o restaurante Scavollo, Chalet Suisse e Le Rechaud. Mas se você tiver alguns amigos em Curita, nada melhor do que fazer um fondue em casa mesmo!
Veja também: Onde se hospedar em Curitiba
SOPAS
Uma cidade fria com certeza tem muitos lugares pra tomar sopa, né? Durante o inverno vários restaurantes incluem sopas no menu, e outros oferecem até um Buffet onde você paga um valor e pode se servir à vontade. Alguns restaurantes onde você pode tomar uma boa sopa são a Pamphylia, Manjhericão, Acrótona, Dona Ambrosina, Bom Strudell e Jungle Juice! E uma opção baratinha no centro é o Viva Vida, perto do Teatro Guaíra, que além de buffet de sopas, é também de pizzas e sorvetes!
PATINAR NO GELO
Não, aqui não neva, mas alguns shoppings, como o Park Shopping Barigui, costumam montar pistas de patinação no gelo durante o inverno. Uma delícia pra aprender a deslizar sobre os patins, ou tomar altos e divertidos pacotes!
TOUR PELA CIDADE
Tá bom, não é porque tá frio que você tem que ficar só enfurnado nos lugares, né? Se você tiver sorte e pegar dias bonitos, por que não aproveitar pra dar uma volta pela cidade? Só não esqueça de levar um bom casaco e um guarda-chuva, por via das dúvidas!
Algumas ideias de lugares legais pra conhecer são os diversos parques (Jardim Botânico, Parque Tanguá, Parque Barigui, Bosque do Papa…), o Museu Oscar Niemeyer, a Ópera de Arame, o centro histórico (Largo da Ordem), o estádio Arena da Baixada do Atlético Paranaense (onde foi disputada a Copa) e a Torre Panorâmica. Veja esse post com dicas do que conhecer em Curitiba.
E ficam aqui três sugestões de jeitos bem legais de conhecer a city:
1. Pegar o ônibus da Linha Turismo, que passa pelos principais pontos turísticos, e cujo ingresso te dá direito a descer em 4 pontos diferentes.
2. Fazer um Free Walking Tour, um passeio guiado caminhando pelo centro histórico, onde você conhece a cidade de um jeito divertido e diferente. Aqui tem mais infos sobre o passeio.
3. Participar do Tour Comida de Boteco, um passeio por vários bares, comendo petiscos e fazendo amigos. E aí você aproveita pra me conhecer, sou guia nesse passeio. =)
COMPRAS
Sim, você sem dúvida pode comprar tuas roupas de inverno aqui em Curitiba – o que não faltam são lojas vendendo casacos, blusas de lã, sobretudos, botas, cachecóis… A cidade tem muitos shoppings (mas muitos mesmo!), e com todas as faixas de preço.
Pra comprar coisas baratas, o melhor é ir ao centro, em locais como a Rua das Flores (a rua de pedestres, XV de Novembro) e Praça Rui Barbosa, ou em shoppings populares, como o Total e o Cidade. Outros shopping bem conhecidos dos curitibanos e que têm preços bem variados são o Park Shopping Barigui, o Mueller e o Palladium. E tem até shoppings elitizados, cheios de lojas de marca, como o Pátio Batel e o Crystal. Pra todos os gostos e bolsos!
Ah, e muitas vezes acontecem durante o inverno Feiras de Lãs e Malhas, que são ótimas pra encontrar casacos e blusas com bons preços.
Pra comprar souvenirs de Curitiba, a dica é o Curitiba na Bagagem, que tem lembrancinhas super fofas e diferenciadas! Tem tags de mala com design super legal, marcador de livro em formato de pinhão, relógio de parede, quadrinhos… Dá uma olhada aqui no site deles pra ver mais infos.
NOITE
Não é só porque tá frio que você não vai sair à noite aqui em Curita! A maioria dos bares é preparada para o inverno, e têm áreas fechadas e aquecedores – não tem desculpa pra ficar em casa! E porque não aproveitar o friozinho pra tomar um bom vinho, ou então um choconhaque (chocolate quente com conhaque)!
Dica da blogueira: o jeito mais divertido de conhecer vários bares é participar do Tour Comida de Boteco, um passeio por vários bares da cidade.
FEIRAS DE INVERNO
Durante o frio acontecem por aqui Feiras de Inverno, em praças como a Osório e a Santos Andrade, onde você pode comprar desde comidas típicas a acessórios e roupas da estação.
E todos os domingos acontece no centro histórico a Feira do Largo da Ordem, que é sensacional – uma feira gigante, com muitas barracas vendendo artesanatos, souvenires, roupas e comidas típicas. Dá pra comprar muitas coisas boas para o inverno, como casacos, cachecóis, gorros, pantufas… A feira acontece de manhã, das 8h às 14h.
CAFÉS, CHÁS E CAFÉS COLONIAIS
E uma última dica pra se manter quentinho é tomar um bom café, chá ou chocolate quente. Não faltam opções de lugares gostosos pra fazer isso por aqui – algumas sugestões são o Café do Viajante (um café lindo, temático de viagens, e cheio de coisas deliciosas!), o Lucca Café, o Rause Café e Vinho, o Café do Paço, o Café Catedral, a Caramelodrama, o Café Arte & Letra e o Brooklyn Coffee Shop.
Pra quem é fã de um bom chá, lugares legais são a The Kettle e o Caminhos do Chá, que são casas de chá super fofas, e a Chá & Arte, uma loja que vende chás especiais e acessórios como xícaras, canecas e bules.
Você também pode ter uma deliciosa tarde de comilança em um Café Colonial – você paga um valor fixo, e come à vontade, desde pães e cafés, a salgadinhos, bolos, tortas… Uma delícia! Sugestões de lugares pra comer um bom café colonial são a Coeur Douce, Confeitaria Piegel, Leve Sabor, Requinte, Saint Germain, Brioche e Solar do Rosário.
É isso! Espero que você aproveite ao máximo o friozinho em Curitiba quando vier pra cá! E se tiver dúvidas, ou outras dicas, comenta aí! E me avisa quando vier pra esses lados! =)
(Publieditorial – O Mochilão Trips fez uma parceria com o Expedia Brasil para destacar o que fazer durante o inverno em Curitiba)