Que passeios fazer nos Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses - Circuito Lagoa BonitaLençóis Maranhenses, pedaço do paraíso na terra! Sol, calor, areia branquinha e lagoas verdinhas ou azuis, com água transparente!

Tem várias opções de passeios pra fazer por lá, um mais lindo que o outro! Os principais passeios que você pode fazer são a Lagoa Azul (e Esmeralda, da Preguiça, da Paz e do Peixe, todas no mesmo passeio), passeio de barco pelo Rio Preguiça (é o único que dura o dia todo, passa pelos Pequenos Lençóis – Vassouras, Mandacaru e Caburé), Lagoa Bonita (lindo, com um montão de lagoas e bem menos gente que os dois primeiros!), Lagoa Verde e Canto do Atins (esse compensa mais fazer saindo de Atins, que é mais perto – se ficar por lá, dá pra ir andando), sobrevoar os Lençóis (é caro… custa uns 250 pilas e só dura meia hora), e até alugar um quadriciclo pra fazer o passeio pelos Pequenos Lençóis.

Lençóis Maranhenses - Circuito Lagoa Bonita

Tem também uma Travessia entre Atins e Santo Amaro, que leva 3 dias caminhando pelos Lençóis, passando por 2 oásis, que deve ser um espetáculo! Não fiz dessa vez, mas na próxima vou fazer com certeza!

Outra opção ainda é fazer a Rota das Emoções, que é o trajeto entre os Lençóis e Jeri, passando pelo Delta do Parnaíba, no Piauí.

Mapa esquematizado dos Lençóis

Mapa esquematizado dos Lençóis

 

Pra saber mais sobre as agências que fazem esses passeios, como chegar, onde ficar, e dicas pra gastar pouco nos Lençóis, dá uma olhada aqui.

Confira aqui todas as opções de hospedagem em Barreirinhas.

 

 

CIRCUITO LAGOA AZUL

Lençóis Maranhenses - Lagoa da EsmeraldaEsse é o principal passeio vendido pelas agências, é o que praticamente todo mundo que vem pros Lençóis faz. Dura meio dia (saindo de Barreirinhas) e você pode fazer tanto de manhã (saída as 9h30) como à tarde (14h). Curti fazer à tarde porque você não pega tanto solão na cabeça, e ainda aproveita um pôr do sol lindo! Custa 60 reais (jun/13), mas dá pra chorar pra 50.

Você pega uma Toyota, cruza o rio numa balsa e depois disso vai mega sacolejando até chegar no começo das dunas dos Grandes Lençóis – mas chacoalha pra caraca mesmo, é bom evitar comer demais no almoço se for à tarde!

Andando uns 10 minutos pelas dunas você já chega na Lagoa da Preguiça – linda, dá uma vontade de ficar por ali mesmo! Dizem que é por isso que tem esse nome…

Logo em frente você chega na Lagoa Esmeralda, verdinha, contrastando com a areia branca – mais uma ótima pedida pra um banho!

Ali ao lado fica a Lagoa Azul, que é onde você passa a maior parte do tempo, só curtindo! Quando fui dava pra fazer ski bunda, 2 pila a descida, uma delícia!

 

Ski bunda na Lagoa Azul

 

Um pouco mais em frente é a Lagoa dos Peixes, que não seca nunca (mas é mais marrom), e a Lagoa da Paz, também gostosa pra tomar banho.

Se você for à tarde, o passeio termina com um pôr do sol maravilhoso, em frente à Lagoa da Preguiça. Imperdível!

 

PASSEIO DE BARCO NO RIO PREGUIÇA

Esse é o segundo passeio mais conhecido pra quem vai pros Lençóis. Dura o dia todo, você sai cedo, às 8h30, e volta perto das 16h. O valor é o mesmo do passeio pra Lagoa Azul (60 reais, dando pra fechar por 50).

Nesse passeio você faz três paradas – a primeira é em Vassouras, áreas dos Pequenos Lençóis, onde você passeia pelas dunas e brinca com os macaquinhos, fofos e folgados! Ali você fica cerca de 50 minutos.

De volta pro barco, a próxima parada acontece depois de mais 40 minutos pelo rio, em Mandacaru, uma vilazinha onde fica um farol de onde se tem uma vista linda do rio e dos Lençóis. Lá também tem uma caipirinha de caju bem gostosa, e várias lojinhas de artesanato.

Saindo de Mandacaru, logo em frente fica Caburé, onde você almoça e passa a maior parte do dia. Ali andando um pouquinho você já chega no mar, do outro lado, e curte uma prainha.

O almoço lá é em bem caro nos principais restaurantes, que ficam na beira do rio. Cruzando pro outro lado, na praia, tem uns restaurantes simples, pé na areia, onde a comida custa no mínimo metade dos outros! Comi no Bar do Celso e paguei quinzão por um prato enorme, com peixe serra grelhado, muito bom!

O único problema é que ele não tem cardápio, faz o preço de acordo com a cara do cliente… Tanto que queria cobrar 25 das gringas que tavam comigo, pelo mesmo prato… O lance é ter cara de pobrao… Kkk

 

CIRCUITO LAGOA BONITA

Lençóis Maranhenses - Circuito Lagoa Bonita - ToyotaNão sei porque as agências não divulgam muito esse passeio, foi o que achei mais bonito! É um pouco mais caro que os outros (65 reais, dá pra sair por 55), e também dura meio período – tem que fazer à tarde, pra curtir um pôr do sol espetacular! É mais longe que as outras lagoas, você fica quase uma hora sacolejando na Toyota, mas vale muito a pena.

Logo que desce do carro você tem que encarar uma duna de 30m, bem íngreme – tem até uma cordinha pra ajudar na subida! Esforço recompensado assim que termina o subidão – você tem uma vista sensacional das dunas brancas, com um montão de lagoas coloridas no meio! Show!

Pelo passeio você vai passando por diversas lagoas, uma mais bonita que a outra e todas ótimas pra um tibum: Lagoa do Descanso, Lagoa Bonita, do Maçarico, do Clone (foi lá que firmaram a novela!) e outras tantas pelo caminho!

 

Duna abaixo!

 

A Bonita é a maior e mais funda de todas, mas várias outras tantas deliciosas, é difícil escolher em qual ficar mais tempo!

No final do passeio você ainda assiste a um pôr do sol de tirar o fôlego! E na volta, antes de cruzar a balsa, aproveite pra matar a fome com uma tapioca bem fresquinha! Hummmmm… 

 

Lençóis Maranhenses - Atins - Lagoa TropicalLAGOA VERDE E CANTO DO ATINS

Esse passeio fica mais perto de Atins – saindo de Barreirinhas ele fica o dobro do preço do que saindo de Atins (100,00). Dá uma olhada nesse outro post aqui sobre Atins pra saber mais sobre esse passeio. 

Confira aqui as opções de hospedagem em Atins.

 

 

 

TRAVESSIA ENTRE ATINS E SANTO AMARO / ROTA DAS EMOÇÕES (Lençóis, Delta do Parnaíba e Jeri)

Lençóis Maranhenses - Circuito Lagoa BonitaEsses passeios estão detalhados nesse outro post aqui, sobre Atins, ó. 

 

—————–

Pra saber mais sobre como chegar aos Lençóis, onde ficar, quantos dias passar por lá e dicas sobre gastar pouco na trip, é só clicar aqui.

——————-

E se você gosta de lugares mais sossegados, menos turísticos, e de contato com a natureza, não deixe de ler esse post sobre Atins – a vilazinha é tudo isso e muito mais! Fica praticamente dentro do parque dos Lençóis, uma delícia!

 

Vai para os Lençóis? Veja aqui todas as opções de hospedagem em Barreirinhas.

banner-booking

 

 

 

Deixe uma resposta

  1. Pingback: Atins, o lado roots dos Lençóis Maranhenses - Mochilão Trips

  2. Pingback: Como conhecer os lençóis maranhenses gastando pouco - Mochilão Trips

  3. Pingback: São Luís, a cidade dos azulejos

  4. Estou de saida pra levantar trilhas e mapear toda a rregião dos lênçois fotografando e filmando esse material vai ficar a disposição dos ESTRADEIROS CAÇADORES DE ÁGUAS PARA ORIENTAÇÃO DE QUEM FOR PRA LÁ E VOU LEVAR TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NA SUA PÁGINA VALEU …aDRIANO cANAÃ

  5. Você poderia me informar por qual agencia fez os passeios, e qual o lugar mais barato para o passeio de quadriciclo.
    E Parabéns pelo post, ficou show.

    • Oi Thiago, tudo bem?
      Fiz com a agência São Paulo, mas tá escrito nos posts. =)
      Não cheguei a fazer passeio de quadriciclo, mas as agências alugam.
      bj,
      Carol

  6. Oi, adorei suas dicas, muito valiosas e as fotos incríveis, parabéns. Vou com meu filho de 8 anos, meu marido e minha mãe. Qual passeio você acha ideal para ir com criança? Tenho medo deles não aguentarem.
    Obrigada.
    Tess.

    • Oi Tess, tudo bem?
      Que bom que você curtiu. Olha, fiz passeios com pessoas de 70 anos até, então acho que teu filho e tua mãe vão aguentar também. A longa distância é feita em caminhonete, depois você tem que andar pelas dunas. O da Lagoa Azul e o do Rio Preguiça são tranquilos, o da Lagoa Bonita tem uma duna bem inclinada no começo, pode ser um pouco mais difícil.
      Ah, e quando for reservar as hospedagens, te agradeço se fizer aqui pelo blog! Você ajuda a manter ele no ar, e não paga nada por isso. É só usar esse link aqui: https://www.booking.com/?aid=373793 Valeu! =)
      bj,
      Carol

  7. Olá, vou passar uma semana em São Luís esse mês e quero tirar um dia para ir aos Lençóis Maranhenses, vc saberia me informar algum e-mail ou telefone onde posso me informar os preços dos passeios esse ano?
    Adorei as dicas, foram bem esclarecedoras. :D

  8. Ola eu vou agora em setembro dia 28 ao dia 2 de outubro, queria saber se as lagoas estarão cheias. Estou preocupado em ir e encontra-las não tão cheias. E mais uma pergunta, esses passeios são esse preço mesmo de 60 reais? Poxa achei super barato e em conta…Quero conhecer a Lagoa Azul, esmeralda, preguiça, paz e do peixe. Rio Preguiça o passei e Lagoa Bonita. Queria saber se eu consigo fazer tudo isso nesse periodo (29/09 30/09 1/10 e no dia 2/10 eu embarco na madrugada mesmo no vôo de SLZ – VCP) Será que dá tempo? Me ajude nessas questões por gentileza!

    • Oi Wilton,
      Pelo que ouvi esse ano as lagoas não encheram muito, porque não teve tantas chuvas – mas de qualquer maneira, no final de setembro normalmente as lagoas já estão mais vazias (o ideal é de junho a agosto, ou começo de setembro). Não sei te dizer se os valores são os mesmos, mas deve ser algo em torno disso. Alguns passeios levam meio dia, como Lagoa Azul e Lagoa Bonita, dá pra você combinar dois no mesmo dia. O do Rio Preguiça leva o dia todo. Dá tempo de você fazer nesses dias sim.
      Ah, e quando for reservar as hospedagens, te agradeço se fizer aqui pelo blog! Você ajuda a manter ele no ar, e não paga nada por isso. É só usar esse link aqui: https://www.booking.com/?aid=373793 Valeu! =)
      bj,
      Carol

  9. ola Carol, uma dica pro passeio de lancha até caburé é ir direto na av. beira rio e fretar uma lancha,eles ficam ancorados ali no pier, e sempre tem umas lanchas paradas, eu por exemplo paguei 300 reais para 9 pessoas, foi só dar uma chorada, e a vantagem é que vc mesmo faz o horário.
    Já o passeio de quadriciclo eu consegui por 190 reais com uma moça que aluga os quadriciclos, esse foi o melhor passeio e também o mais cansativo.

  10. Oi Carol, adorei seu blog, muito inspirador! Você tem uma energia maravilhosa!
    Queria saber onde você ficou em Barrerinhas ou alguma indicação sua de hospedagem de preço acessível..
    Abraço!

    • Oi Isabele,
      Que bom que você tá curtindo! Fiquei em Barreirinhas sim, na Pousada Tia Cota. Dá uma olhada no post sobre Barreirinhas, tem dicas lá.
      Ah, e quando for reservar as hospedagens, te agradeço se fizer aqui pelo blog! Você ajuda a manter ele no ar, e não paga nada por isso. É só usar esse link aqui: https://www.booking.com/?aid=373793 Valeu! =)
      bj

  11. Ola , queria primeiramente agradecer pelas informaçoes importantissimas contidas no blog e parabenizar pelas viagens incriveis!!!! Gostaria de saber se eh possivel ir de carro nesse trecho de Paulino Neves ate Barreirinhas, estou procurando em varios lugares essa informaçao mas nao estou encontrando…. Mto obrigada!!!!

    Cristiani…

  12. Oi, adorei suas dicas, as fotos incríveis, parabéns. Vou dia 15 de junho . Qual passeio você acha ideal para ir em Barreirinha? Tenho só um dia para aproveitar, :0
    Obrigada.

  13. Olá Carol, descobri seu blog hj…parabéns pelas dicas, são muito úteis. Queria saber…vc tem informação se as lagoas estão cheias? pretendo ir final deste mês. Obrigada

    • Oi Ely, tudo bem?
      Não tenho essa informação, me desculpe… Você pode entrar em contato com alguma pousada de Barreirinhas ou Atins, eles vão poder te dizer isso, pois depende de como foram as chuvas deste ano.
      bj,
      Carol