Quer ir pra Machu Picchu, mas descobriu que a Trilha Inca clássica tá lotada pelos próximos meses? Calma, não se desespere! A Salkantay, a trilha alternativa, é uma excelente opção pra fazer um trekking até MP, e além de ser bem mais barata que a Trilha Inca, pode ser reservada até um dia antes! Bão dimais, né? Bora saber mais sobre ela então?
COMO É A TRILHA
A Salkantay é uma trilha que passa por caminhos diferentes da Trilha Inca clássica, mas que é super bonita também. A altitude máxima atingida durante o trekking é maior do que o da trilha clássica (são 4.600m no ponto mais alto, o Abra Salkantay), e por isso mesmo ela é considerada mais difícil que a outra – a altitude pega, principalmente nas subidas!
Não dá pra ter muita frescura pra fazer a trilha – você acampa em 3 das 4 noites, e nem sempre pode tomar banho… Nada que uns lencinhos umedecidos não resolvam! E se prepare pra acordar cedo – o dia em que acordei mais tarde durante o trekking foi às 6h30 da manhã.
É PUXADA?
Particularmente não achei a trilha tãaaao difícil assim – claro que não é molezinha, mas também não é um bicho papão. É importante se preparar antes pra ter um bom preparo físico, claro, mas dá pra encarar de boa. A média de caminhada por dia é de 8h, então não rola ser sedentário, né!
QUANTO TEMPO LEVA?
Você tem duas opções ao fazer a Salkantay – o normal é fazer a trilha em 5 dias e 4 noites, mas tem também a opção de fazer em 4 dias e 3 noites. Acho mais bacana fazer a de 5 dias – fica menos corrido, e você fica com o mesmo grupo até o final (quem faz 4 dias se separa do grupo no terceiro dia).
Veja também: Onde se hospedar em Cusco
MELHOR ÉPOCA
Dependendo da época do ano em que você for, pode pegar umas friacas à noite, e chuva (ou até neve durante o dia). A alta temporada vai de junho a setembro, que é a época seca – se bem que fui pra lá em junho, e peguei chuva e até neve!
PRECISO CARREGAR TUDO QUE VOU USAR NA TRILHA?
Não, normalmente as agências oferecem o serviço de carregar até 5kg de pertences por pessoas, usando as mulas. Mas no quarto dia você tem que carregar tudo com você, então é importante não exagerar no peso só porque dá pra dividir com as mulas!
E uma boa opção é alugar o saco de dormir – primeiro porque ele tem que ser muito bom, pra aguentar temperaturas abaixo de zero da primeira noite, e segundo porque alugando você não precisa carregar ele com você no quarto dia (dá pra já devolver para o staff durante a trilha, já que na quarta noite você dorme em um hotel).
OBS: no ponto de início da trilha, em Mollepata, dá pra comprar um saco plástico grandão pra colocar as tuas coisas que vão ser carregadas pelas mulas. Custa 2 soles (2 reais), é bem prático.
DICA: Aproveite pra fazer teu seguro de viagem com 15% de desconto, é só usar esse link aqui.
COMO É A VOLTA DA TRILHA?
Não se preocupe que a volta não é caminhando, não! O que as agências oferecem pra volta é o trem, que vai de Águas Calientes (vila próxima a Machu Picchu, onde as pessoas costumam passar a noite) até Ollantaytambo (2h, 50 dólares), e depois um ônibus/van de Ollantaytambo até Cusco (mais umas 2h, 7 soles – ou 7 reais). Isso é tudo incluído no valor total que você paga pela trilha. Se você pegar o trem das 18h35 você chega em Cusco às 22h30; se pegar o das 21h50, chega à 1h50.
Tem também uma opção de volta mais barata, que normalmente não é citada pelas agências – é uma van que sai da Hidrelétrica. Com essa alternativa você economiza uns 40 dólares pelo menos, mas se prepare pra andar – a Hidrelétrica fica a 3h de caminhada de Águas Calientes. Depois de 5 dias caminhando, andar mais não é moleza! Você pode pegar a van às 14h – pra não ficar corrido, o ideal é dormir uma noite a mais em Águas Calientes, e voltar pra Cusco no sexto dia.
DÁ PRA ESCALAR AS MONTANHAS HUAYNA PICCHU E MACHU PICCHU?
Oh yeah baby. Mas a Huayna Picchu, que é a montanha grande que aparece nas fotos clássicas de Machu Picchu, é tão concorrida, que você tem que reservar pela internet no mínimo três semanas antes, porque lota (e a capacidade máxima é de 400 pessoas)! Subir a Huayna leva uma hora mais ou menos, e tem que ser feito dentro do horário reservado – começando a subir em algum horário entre 7h e 8h, ou das 10h às 11h. Custa 24 soles (24 reais).
Já para a montanha Machu Picchu é mais fácil de conseguir vaga, até alguns dias antes (dá pra pedir pra própria agência reservar pra você quando fechar o pacote). Ela é bem mais alta que a Huayna, leva 2 horas só pra subir, e custa 12 soles (12 reais). A subida tem que começar entre 7h e 11h da manhã.
Mas se prepare pra qualquer uma das duas, porque depois de 5 dias caminhando, você certamente vai estar bem cansado quando chegar em Machu Picchu!
Nesse site você pode reservar a entrada pras montanhas e comprar a entrada pra MP.
QUANTO CUSTA FAZER A TRILHA SALKANTAY?
Aí varia, e muito! Nas pesquisas que fiz em Cusco encontrei preços variando entre 210 e 590 dólares, quase o triplo! No começo tive a impressão que se contratasse o tour de duzentos e pouco ia ser ruim, com guias fracos ou sem comida suficiente, mas te garanto que não foi assim! Paguei 220 dólares pelo tour, e foi sensacional! Os valores são de junho de 2015.
Esse valor inclui quase tudo, como a entrada pra Machu Picchu (só ela custa 128 soles, ou 128 reais!), o trem de volta até Ollantaytambo (que custa uns 50 dólares, é tudo uma facada!), o ônibus de Ollantaytambo até Cusco, todas as refeições (café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta, só não incluindo o café da manhã do primeiro dia e o almoço do último).
Se precisar alugar um saco de dormir, o valor é de 15 dólares para todos os dias da trilha (se bem que algumas agências cobram 30). Você também pode fazer algumas atividades opcionais, como Tirolesa no quarto dia (custa 30 dólares), ou escalar as montanhas no quinto dia (Huayna Picchu ou a montanha Machu Picchu).
Vai pra Machu Picchu? Veja aqui todas as opções de hospedagem em Cusco. E reservando por aqui, você ajuda a manter o blog no ar!
QUE AGÊNCIA CONTRATAR?
O que mais tem em Cusco são agências oferecendo os tours pra Machu Picchu. Escolher a agência não é uma tarefa muito fácil… Fui em várias quando estava por lá, perguntando tudo sobre a trilha Salkantay, e depois fiz várias pesquisas na internet, pra ler referências sobre cada uma delas.
Dentre todas as que pesquisei (e foram várias!), a que escolhi foi a Viajes Cusco Peru, e super recomendo! Gostei muito de tudo, desde o atendimento na agência quando fui perguntar sobre, até toda a trilha em si – comida deliciosa, guias ótimos, tudo muito organizado. O valor do trekking de 5 dias foi 220 dólares.
DÁ PRA FAZER A TRILHA POR CONTA?
Dá sim, eu tava bem animada pra fazer por conta, mas acabei optando por contratar uma agência, por não ter o equipamento necessário (ia gastar uma grana pra comprar ou alugar tudo), e ainda ia ter que carregar o maior peso comigo durante a trilha (barraca, saco de dormir, isolante térmico, fogareiro, panela, comida pra 5 dias, além das roupas). Fiz as contas, e não ia economizar tanto assim (já que boa parte do valor pago é do trem, ônibus e entrada pra MP).
Mas se você se animar a fazer por conta, não deixe de ler esse blog aqui – Salkantay Trek Machu Picchu. O cara descreveu tudo tintim por tintim, com direito até a mapas! Legal pacas!
COMO SÃO OS DIAS NA TRILHA?
Em breve aqui os posts dia a dia sobre a trilha Salkantay. Aguarde!
———————–
Pra você planejar a tua trip:
– Hospedagem: reserve aqui a tua hospedagem e ajude a manter o blog no ar, sem pagar por isso
– Seguro de Viagem: ganhe 15% de desconto no teu seguro usando esse link aqui
– Passagem Aérea: compre aqui passagens baratas para o Peru
– Ingressos: evite filas e compre ingressos de museus e atrações com desconto usando esse link aqui.
– Bagagem: veja dicas do que levar na mochila
– Planejamento: veja como planejar a tua viagem de mochilão
O Mochilão Trips fez a trilha a convite da Viajes Cusco Peru. Agradeço pela oportunidade e aproveito pra esclarecer que as opiniões presentes aqui são livres e pessoais.
39 comments
Uma dúvida cruel, tenho que levar todas as malas/mochilas ou somente o necessário? Se somente o necessário tem algum lugar seguro que podem ser deixadas?
Oi Valéria,
Tem que levar só o necessário para os dias de trilha. A maioria dos hoteis e hostels em Cusco tem serviço de depósito pra guardar as malas, já que uma galera lá faz as trilhas pra Machu Picchu. Fiquei hospedada no Milhouse Cusco e lá eles não cobravam pra guardar a mochila, bem legal. Você já tem data pra ir pra lá?
bj, Carol
Está batendo a ansiedade! Agosto chego lá, se Deus quiser!
Estes posts são loucos, Carol!
Beijo
Que legal Rick! Aproveita muito! É demais!
Logo vão rolar os posts sobre os outros dias da trilha também, fica de olho!
Ah, e se for reservar as hospedagens, te agradeço se fizer aqui pelo blog! Você ajuda a manter ele no ar, e não paga nada a mais por isso. É só usar esse link aqui: https://www.booking.com/?aid=373793 Valeu! =)
bj, Carol
Oi, gostaria de uma ajuda sua, eu não estou encontrando a agência que você falou que fez a trilha Salkantay por 220 dólares, poderia me passar o e-mail e o site deles? Obrigado
Oi Rodrigo, tudo bem?
Segue o contato deles: http://cuscoperuviajes.com/
O email é info@cuscoperuviajes.com
Eles são ótimos, adorei! Quando você vai pra lá?
bj,
Carol
Olá Carol,
as informações do seu blog são sensacionais. Não estava cogitando fazer uma trilha em decorrência dos preços. Ao ler este blog, vi que tenho uma alternativa mais barata. Antes de ler seu blog, estava pensando em comprar o B.T.C. (Bilhete Turístico de Cusco) que nos dá acesso à 16 localidades de cusco e região (http://www.cuscoperu.com/pt/informacoes-uteis/bilhetes-turisticos/bilhete-turistico-do-cusco). Óbvio que eu também iria visitar MP, mas iria ser sem fazer a trilha. Entre fazer a trilha Salkantay e visitar os locais listados, qual você recomenda?
Por quê a trilha inca é tão mais cara?
Abraço.
Oi Hugo, tudo bem?
Vixi, difícil escolher, são duas experiências bem diferentes. O ideal é conseguir conciliar as duas… rs… A Trilha Inca é cara porque tem número limitado de participantes e é super concorrida, muita gente quer fazer. Aí é lei da oferta e da procura, né, os preços vão lá pra cima! Mas olha, já fiz tanto a trilha Inca como a Salkantay, e achei as duas muito legais. Quando você vai pra lá?
bj
Oi Carol. Vou para cusco dia 14 de dezembro. Com relação ao preparo físico, estou meio sedentário. A única atividade que faço é ir e voltar da universidade andando e jogar vôlei aos sábados. Você acha que se eu começar a correr na academia 4 vezes por semana, por +- 1 hora, até a data viagem, consigo fazer a trilha salkantay?
Abraço.
Oi Hugo,
Acho que sim, é bom ter um preparo pra não sofrer tanto na trilha, e você tem uns três meses pra isso, dá de boa.
Ah, e quando for reservar as hospedagens, te agradeço se fizer aqui pelo blog! Você ajuda a manter ele no ar, e não paga nada por isso. É só usar esse link aqui: https://www.booking.com/?aid=373793 Valeu! =)
bj,
Carol
Olá Carol, adorei seu depoimento. Inicialmente eu estava mais decidido em fazer a trilha Inka Jungle Trail, e no final eu resolvi mudar para a Salkantay. Eu vou em março, vou ficar lá por volta de 10 dias. Ainda não tenho nada… Mochila, clorin, nadica de nada kkkkkk, mas estou me planejando para iniciar as compras assim que terminar esse periodo de festas e as aparecer alguma promoção boa.
Você disse que no 4º dia tem a opção de fazer tirolesa, e isso é uma coisa que eu queria muito incluir em meu passeio, dá para contratar isso na hora lá? Resolvi tambem cancelar a compra do saco para dormir, e vou comprar lá, assim é mais um item a menos. Sobre a preparação fisica, como vc fez? Dá algumas dicas ai, com tipo de treino, ou foi fazendo esteira, escada???
Com certeza vou colocar toda minha experiencia adquirida em algum tipo de blog.
Um mega abraço!!
Oi Luciano, tudo bem?
Legal que você vai pra lá. Dá pra contratar a tirolesa na hora sim, é bem susse. Você pode alugar o saco de dormir com a agência também, assim não precisa ficar carregando contigo a trip toda, a não ser que pretenda acampar em outros lugares. Preparação física é importante, mas nada de outro mundo – faço musculação e pedalo. Sobre as compras, dá pra comprar muita coisa por bom preço em Cusco.
bj
Carol, adorei seu relato sobre a trilha. Estou pensando em ir em junho/16 e por hora estou pesquisando as agências que oferecem a trilha. Na pagina da Cuscoperuviajes o valor está 306 dólares para duas pessoas. Como vc falou em 220 para uma pessoa, penso que deve ter mais coisas incluídas. Achas seguro deixar para contratar lá? Tenho 10 dias para a viagem, meu medo é não conseguir agência.
Oi Vivian, tudo bem?
Dá pra contratar lá sim, a Salkantay dá pra fechar até na véspera da trilha, mas claro que é melhor fazer uns dois dias antes. A agência é bem boa, recomendo – o bom de fechar lá é que você já conversa com eles e tira todas as tuas dúvidas.
bj
Carol, estamos organizando para ir de moto pra MP entre junho e agosto de 2017, até onde chego de moto, ate Cuzco? os pacotes sao apartir dessa cidade? Consigo comprar tudo com antecedencia antes da viagem? nao quero deixar nada pra ultima hora…Gostei muito dessa trilha alternativa, e o preço esta otimo… Suas dicas super importantes, me ajudou muito. agradeço
Oi Crister, tudo bem?
Você pode ir até Ollantaytambo, que é a cidade de onde partem as trilhas pra Machu Picchu. Dá pra comprar com antecedência sim, ou fechar no local também.
Que bom que as dicas estão ajudando! Gostei muito da empresa com quem fui na trilha, a Viajes Cusco Peru, bem organizados.
bj,
Carol
Oi Carol! Vc que teve a oportunidade de fazer as duas trilhas… se tivesse que escolher apenas uma das duas, qual seria? A Inca Clássica ou Salkantay?
Oi Maíra,
Elas são muito diferentes. A clássica tem mais construções incas pelo caminho, e é o tradicional caminho até MP, cheio de história. A Salkantay é uma alternativa a ela, mas tb é linda, com muitas belezas naturais. A clássica custa o dobro da Salkantay, e precisa ser reservada meses antes. Aí você tem que avaliar o que é mais importante pra você. ;)
bj,
Carol
Oi Carol já fiz um “livroguia” do seu relato e dias para levar. Muito bem explicadinho Parabéns!
Entrei no site da agencia que você fez Salkantay e lá está US$260 (4d 3n), Vai eu e uma amiga 05/10/16 a 13/10/16.
> Você acha que conversando pessoalmente lá eles abaixam esse preço?
> Você teve algum desconto ou estava U$ 220 mesmo?
> Se fizermos 4d 3n Passa pela tirolesa também?
> Maras e Moray precisa de um dia inteiro para conhecer?
> Teremos 8 noites e 7 dias lá, você acha que dá tempo de Conhecer: Cuzco, SaqsayWamán, Maras e Moray, e ainda fazer Salkantay com Machu Pichu subindo a montanha?
Se puder responder ficarei muito grata,
Um Abraço
Oi Talita, tudo bem?
Menina, fechei tudo na hora, não sei se tem diferença entre o preço do site e no local. Mas foi ano passado, é provável que tenham subido o preço de um ano para o outro. O passeio passa pela área de tirolesa sim, mas ela é à parte (se não me engano ela é no quarto dia, acho que se fizerem o de 3 dias, não passa por lá).
Não cheguei a ir pra Maras e Moray, mas você pode fechar esses passeios lá mesmo. Não sei dizer se leva o dia todo. O Valle Sagrado (que inclui Saqsaywaman) leva um dia. Acho que dá tempo sim, apesar de Cusco merecer mais tempo.
Ah, e quando for reservar as hospedagens, se puder fazer aqui pelo blog, agradeço – você não paga nada, mas ajuda a manter o blog no ar.
bj,
Carol
Tenho uma duvida poder ser meio boba .mais rs vamos la .Posso reservar 3 dias no hostel e fazer a trilha 5 dias e guardar minha mala la sem algum custo e depois voltar para o hostel e ficar mais uns 2 dias .ou tenho q reservar todos os dias .ou consigo fazer isso direto no site do hostel .estou com receio de onde deixar minha mala grande .obrigado deis de já
Oi Ricardo,
Os hostels oferecem esse serviço de depósito de bagagem sim, a maioria não cobra nada por isso. Você reserva só os dias em que for se hospedar lá.
bj,
Carol
Entrei em contato com uma agência perguntando se existo algum passeio para conhecer o lago Humantay e voltar para Cusco no mesmo dia. O rapaz me informou que não fazem isso, mas muita gente pega o ônibus por conta própria, e descer no ponto mais próximo de Salkantay. Daí umas 2 h de caminhada e chega ao lago. E voltam no mesmo dia. Sabe me dizer se é realmente possível.?. Pq primeiro, nso sou muito fã de trilha e segundo Pq tenho pouco tempo em cusco. Quero muito conhecer esse lago. Me ajuda.
Oi Pedro, tudo bem?
Acredito que seja possível sim. Conheci durante a trilha do Salkantay, mas acho que dá pra fazer isso sim. Mas vá preparado pra trilha, porque não é tão fácil assim =)
bj,
Carol
Olá!
Mto obrigada por deixarem esse registro aqui.. Ta me ajudando mto.. =)
Estou com na duvida se deixo pra fechar a trilha la ou ja reservo aqui.
E se ja pago a entrada pra machu pichu e montanha, já q tem limite de entrada.
Se caso eu deixar pra fechar a trilha la, e comprar a entrada para machu pichu aqui, qual o calculo devo fazer para coincidir o ultimo dia da trilha com a data de entrada.
Obrigada!
Oi Flávia, tudo bem?
A Salkantay dá pra fechar até dois dias antes, aí depende de você. A entrada pra MP é incluída na trilha, se quiser subir o Wayna Picchu, aí tem que reservar com antecedência sim – a própria agência já reserva isso pra você. Você chega a MP e sobe a montanha no último dia da trilha.
abs,
carol
Oi Carol.. td certo e vc??
Mto obrigada pela resposta, eu ja estava pra comprar a entrada pra Machu Pichu e Montanha, pq vi q a cada dia diminui os ingressos de entrada. Se da pra fechar la entao ta otimo. Vou fazer isso!
Obrigada. =)
Legal, Flávia. Boa viagem!
Ah, se for reservar as hospedagens, te agradeço se fizer aqui pelo blog – você não paga nada por isso, mas ajuda a manter ele no ar. É só usar esse link aqui: http://www.booking.com/index.html?aid=373793
Valeu!
Boa noite, carol!
Estou indo fazer a trilha agora no final de agosto. Queria saber se a barraca que eu uso aqui no brasil dá conta do frio andino!E tbm se se a barraca é disponibilizada pela agencia, ou levamos a nossa propria?
Para caminhar durante o dia na trilha, uma calca tacktel uma blusa e um casaco dao conta? obrigado pela ajuda!
Oi Rodrigo,
Legal que você tá indo pra lá. A agência fornece a barraca sim. Saco de dormir você pode levar o seu, ou alugar – a vantagem de alugar é não precisar ficar carregando o saco de dormir depois. Tem trechos que são bem altos (cerca de 4 mil metros de altitude), onde faz bastante frio, então é bom ter uma jaqueta boa, corta vento e quentinha. Tem mais dicas sobre o que levar em outros posts sobre Machu Picchu, dá uma olhada.
Bj,
Carol
Olá. Eu sou Andreza. Eu e meu marido vamos para Cusco em março. Queríamos fazer a trilha Inca e a Viaje Cusco é a empresa com melhor preço, mas estamos receosos pq no site deles quase não tem foto e pouca informação. Vc gostou mesmo da agência? Recomenda?
Oi Andreza,
Gostei muito da empresa, não escreveria que gostei no blog e nem recomendaria se não fosse minha opinião verdadeira. Foi tudo ótimo na minha trilha com eles.
Abs,
Carol
Olá Carol. A agência indicada parece ser bastante confiável, porém desde semana passada tento contato com eles e não tenho resposta. Quero fazer a trilha Salkantay de 4 dias, estarei em Cusco do dia 13 a 21 de setembro desse ano. Muito bons seus comentários, me ajudaram bastante, por ser minha primeira trilha, tirei várias dúvidas valiosas. Obrigado!
Oi Ricardo, tudo bem?
A agência foi muito boa sim. Pode ser que demorem um pouco pra responder às vezes, mas o serviço é ótimo. Mas não se preocupe, pra Salkantay é bem tranquilo de reservar até alguns dias antes de começar a trilha – eu fui até a agência e reservei pra dali a dois dias!
Abs,
Carol
Oi Carol! Essa trilha acaba em Macchu Picchu certo? A agência providencia as barracas para acampar ou temos que levar? O transporte da agência sai de cusco para a entrada da trilha? Passa pela lagoa Humantay?
Obrigada!
Oi Mariana,
Isso, acaba em Águas Calientes, que é a vila próxima a Machu Picchu. Eles levam as barracas, o transporte sai de Cusco sim. No primeiro dia passa pela lagoa sim – na verdade acampa ali perto, e é opcional ir até a lagoa.
bj
Muito bom post! obrigado por compartilhar
Parabéns Carol, excelente blog! Informações valiosas! Muito obrigada!
Estou planejando fazer a trilha Salkantay em julho. Será muito trash o frio de dormir em barraca no inverno das montanhas peruanas …?
E quanto à aclimatação à altitude em Cuzco? Quantos dias acha necessário?
Oi Cláudia, tudo bem?
As empresas alugam sacos de dormir próprios para isso, acredito que você não vá ter problemas. É bom ficar pelo menos uns 2 dias em Cusco antes de fazer a trilha, mas claro que quanto mais dias melhor.
bj,
Carol