Santa Marta é uma cidade bem grande (tem mais de um milhão de habitantes), barulhenta, com trânsito caótico e meio feia até, que fica toda alagada quando chove… Tem mar, mas a praia é ruim para banho.
O que faz muita gente incluir Santa Marta no roteiro (ou pelo menos o que me fez!) é usá-la como base pra ir pro Parque Tayrona, Taganga, a Serra Nevada e a trilha para a Cidade Perdida.
COMO CHEGAR
De Cartagena até Santa Marta são 240 km – de van/ônibus até lá dá umas 4h, é tranquilo de fazer por terra (tem vários hostels que oferecem o serviço de van). Você também pode ir de avião, saindo das principais cidades da Colômbia (o aeroporto de Santa Marta fica bem afastado do centro, a uns 15 km).
Santa Marta fica perto de Barranquilha, a uns 100 km, é uma opção de passeio a fazer por lá (não cheguei a conhecer, mas ouvi falar que lá é mais legal no carnaval, que no resto do ano não tem muita coisa pra fazer).
ONDE FICAR
Os principais hostels ficam no Centro Histórico – fiquei no La Brisa Loca, bem bacana, com uma boa estrutura. Tem dormitórios confortáveis, com ou sem ar condicionado, na faixa de 22 mil COPs (uns 22 reais), com banheiro coletivo (chuveiros só com água fria), piscina, terraço e bar. É um party hostel, super agitado, rola o maior festerê à noite, e o bar é super perto dos quartos – se a idéia é descansar, não vá pra lá! Ah, e o povo fuma lá dentro, fica o maior fumacê…
O QUE FAZER POR LÁ
Apesar de Santa Marta ser grande, não tem muitas opções de passeios pra se fazer na cidade. O principal é passear pelo Centro Histórico, ver a Catedral, a praça Simon Bolívar, a praia (que não é para banho), o Farol, a praça Los Novios, mas não tem muito mais além disso. Em 1h você dá esse rolê pelos principais pontos da cidade.
Saindo da cidade, em compensação, tem várias opções de passeios: Taganga é uma vilazinha de pescadores muito bacana, a uns 15 minutos dali; o Parque Tayrona é um passeio show, que mistura praias e trilhas; por ali também fica a Serra Nevada e o passeio de 5 dias para a Cidade Perdida (não fiz essa trilha, porque leva bastante tempo e é cara, mas conheci pessoas que fizeram e curtiram).
SAINDO DE SANTA MARTA
O aeroporto de Santa Marta fica bem longe do centro, a uns 15 km, leva aprox 1h até lá, de táxi ou van. O táxi custa 25 mil COPs (uns 25 reais – mas dá pra dar uma negociada). Os hostels normalmente tem serviço de vans, que cobram menos, na faixa de 10 mil.
——————–
Pra saber também sobre Taganga, que fica ali pertinho, dá uma olhada aqui. E sobre o Parque Tayrona, que é um passeio imperdível, veja aqui.
———————–
12 comentários
OI Carol, quantos dias vc ficou em Santa Marta, eu tenho só 2 dias, vc acha que compensa?
Oi Carla, tudo bem?
Compensa sim, Santa Marta é uma cidade grande, mas não tem muita coisa pra fazer por lá. O esquema é ir pro Parque Tayrona (você pode passar só o dia por lá), ou visitar Taganga (uma vilazinha de pescadores ali perto, a uns 15 minutos). Um rolê pelo centro histórico de Santa Marta é rapidinho, você faz em uma ou duas horas. O resto da cidade não tem muita coisa pra ver, é até meio feia! ;)
bj
Já abusando da sua boa vontade, rs. Pretendo chegar no aeroporto de Cartagena e já seguir para Santa Marta, vc saberia onde pego estas vans e se tem muitos horários?
rs… tranquilo, pode perguntar à vontade!
A maior parte dos ônibus/vans saem da rodoviária de Cartagena mesmo, saem de hora em hora, mas tem vários hotéis e hostels que também oferecem serviço de van. Acredito que tenha também no aeroporto, mas se quiser prevenir, dá pra dar uma ligada ou mandar um email pro Media Luna Hostel (http://www.medialunahostel.com/ – foi lá que fiquei hospedada, fechei a van com eles) e confirma com eles se rola pegar a van no aero.
Opa, achei dois links de empresas que fazem o serviço de van Cartagena-Santa Marta:
Marsol: http://www.viajeros.com/servicios/transfer/marsol-5
Berlinas: http://www.viajeros.com/servicios/bus/berlinas-cartagena
bj
Muito obrigada Carol, vou fazer a partir do dia 17, Colômbia e Panamá. Seu blog está sendo muito útil para mim. Bjs.
De nada, Carla!
No que precisar, é só falar! E uma ótima viagem, aproveite muito! Os dois países são lindos! =)
Vou deixar um aviso sobre o “porta a porta”: Utilizei a droga de serviço da marsol e só passei nervoso. Primeiro, avisaram no dia que nao poderiam me buscar, para ir de taxi que descontariam o valor. Ok, fizeram 40.000 cops (o preco normal de quando tu vai ate a agencia , a berlinas cobrou isso na minga ida). Chegando la pedi transporte ate cartagena, mas tive a surpresa de ter que fazer baldeação em barranquilla e esperar pelo menos meia hora a mais. Eles nao avisam mesmo, pq sao assim. Nao fui a única.
Chegando em cartagena, mandaram sair e pegar o taxi que me largou num ponto 4 quadras mais longe do combinado. Tive que andar ate meu hostel com mala e tudo.
Havia outras duas pessoas no taxi e diziam “ela eh estrangeira, nao sabe onde eh”. Tipo larga aí mesmo que ta bom.
Enfim se precisarem, nao utilizem essa empresa que nao tem palavra.
Oi Vi,
Não conheço essa empresa, mas obrigada pela contribuição.
Abs,
Carol